Manejo florestal sustentável preserva biodiversidade e protege a floresta para gerações futuras
As florestas são uma parte extremamente importante do meio ambiente. Florestas sustentáveis e bem manejadas oferecem múltiplos benefícios à sociedade, como meios de subsistência, serviços ecossistêmicos e biodiversidade, ao mesmo tempo que ajudam a combater as mudanças climáticas. O cultivo de árvores para celulose e papel, como é feito no Brasil, protege as florestas nativas contra a extração predatória.
As florestas nativas são um dos recursos mais valiosos do nosso planeta e abrigam mais da metade das espécies de animais e plantas terrestres do mundo.1
Nas últimas quatro décadas, elas moderaram o aquecimento global absorvendo cerca de um quarto do dióxido de carbono emitido pelas atividades humanas. O sequestro de CO2 pelas florestas reduz o acúmulo de carbono na atmosfera e, portanto, ajuda a combater as mudanças climáticas.
No Brasil, as indústrias de base florestal geraram mais de 2 milhões de empregos, diretos e indiretos, em 2020.2
As florestas fornecem mais de 86 milhões de empregos verdes globalmente e apoiam os meios de subsistência de muito mais pessoas. São vitais para a conservação da biodiversidade, do fornecimento de energia e da proteção do solo e da água.
FAO and UNEP, The State of the World’s Forests, 2020
Existem várias certificações de terceira parte para garantir que as florestas sejam gerenciadas de forma sustentável. As duas mais reconhecidas são o Forest Stewardship Council® (FSC®) e o Programme for Endorsement of Forest Certification™ (PEFC™).
Tanto FSC® quanto PEFC™ têm objetivos semelhantes: a certificação de produtos florestais e do manejo florestal segundo padrões confiáveis e verificados por auditorias, de forma independente. Na certificação são levados em consideração o manejo responsável, a conservação dos habitats naturais de plantas e animais e o respeito aos direitos dos trabalhadores e das comunidades locais. Ambos rastreiam a madeira e a fibra de madeira em cada etapa da cadeia de custódia, desde a plantação de árvores até o usuário final.
O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking total do sistema FSC.3 Todos os produtores de celulose e papel que são membros de Two Sides Brasil têm certificações FSC, PEFC ou ambas.
As plantações de árvores no Brasil, mais as áreas conservadas pelas indústrias de base florestal, representam um estoque de 4,5 bilhões de toneladas de CO2eq.2 Em 2020, o total de emissões do Brasil foi de 2,16 bilhões de toneladas.4
A grande maioria da biodiversidade terrestre é encontrada nas florestas nativas do mundo. Juntas, elas contêm mais de 60.000 espécies de árvores diferentes e fornecem habitats para 80% das espécies anfíbias, 75% das espécies de aves e 68% das espécies de mamíferos.5
As áreas de responsabilidade das indústrias brasileiras de base florestal representam menos de 2% do território nacional. Ainda assim, essa pequena extensão possui índices elevados de biodiversidade a ser preservada. Das espécies ameaçadas de extinção, 38% dos mamíferos e 48% das aves são encontradas nessas áreas. Isso se deve à conservação de ecossistemas naturais, à criação de corredores ecológicos e às boas práticas de manejo no plantio.6
Fontes