Muitos consumidores valorizam a comunicação baseada em papel
Muitas organizações como bancos, fornecedores de água, energia, telecomunicações, órgãos do governo e outras têm insistido, cada vez mais, para que seus clientes deixem de optar pelas faturas e outras comunicações impressas, trocando-as por versões on-line.
No entanto, mudar para o digital nem sempre é bem aceito pelos consumidores.
Two Sides entende o valor e a conveniência da revolução digital, mas acredita que os consumidores devem ter o direito de receber comunicações impressas, particularmente contas e documentos, sem dificuldades ou encargos adicionais.
Muitas vezes são os membros mais vulneráveis da sociedade que dependem da comunicação via correios tradicionais. A mudança para uma comunicação exclusivamente online pode colocar em dificuldade pessoas idosas, com deficiência, moradores rurais e pessoas de baixa renda sem conexão com a rede ou não familiarizadas com transações comerciais pela internet.
É importante que os formuladores de políticas públicas reconheçam que as informações no papel são preferidas por muitos consumidores e muitas vezes recebem deles mais atenção.
Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde a comunicação eletrônica e a impressa coexistem e são complementares. As estratégias de comunicação devem não apenas ser economicamente viáveis, mas também respeitar a escolha do consumidor. Existem muitos benefícios tangíveis que a documentação baseada em papel pode trazer e sua preferência como meio de comunicação por muitos consumidores deve estar na linha de frente de qualquer planejamento de comunicação.
Uma pesquisa internacional com 8.800 consumidores encomendada por Two Sides em 2021 constatou que:
A pesquisa também destacou as preocupações dos consumidores com as comunicações digitais, incluindo: