RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 06/04/2021
“Greenwashing é a prática de fazer uma alegação infundada ou enganosa sobre os benefícios ambientais de um produto, serviço, tecnologia ou prática da empresa.”
Imprecisões comuns sobre impressão e papel ainda são um grande problema para a sociedade. Esses equívocos são reforçados por muitas organizações, entre elas empresas financeiras e provedores de serviços, à medida que incentivam seus clientes a substituir faturas impressas por eletrônicas. Mas, em vez de basear seus argumentos na redução de custos, muitas vezes o incentivo à mudança é baseado em alegações ambientais infundadas, como “economizar papel salva árvores”.
Essas mensagens são infundadas, enganosas e podem ter um efeito duradouro na percepção do consumidor sobre o papel.
Uma grande companhia da Argentina incentivava o fim da comunicação impressa usando falsos argumentos sobre sustentabilidade. Two Sides América Latina (www.al.twosides.info) apresentou seus argumentos à empresa que, prontamente, retirou a frase de suas cartas.
De acordo com a Advertising Standards Authority (ASA), as mensagens de marketing devem ser claras, verdadeiras, precisas e não enganosas.
Os profissionais de marketing devem basear as declarações ambientais no ciclo de vida completo do produto anunciado.
Declarações baseadas apenas em parte do ciclo de vida devem ser evitadas, de modo a não enganarem os consumidores quanto ao impacto ambiental total do produto.