Campanha anti-greenwash global de Two Sides: Mais de 810 empresas removeram declarações anti-papel enganosas
Desde que a campanha começou em 2010, Two Sides desafiou com sucesso mais de 810 organizações globais que sujeitaram seus clientes a repetidas mensagens de greenwhashing que são prejudiciais às indústrias de papel, impressão e aos serviços de envio de comunicações impressas.
Com enormes pressões sobre a economia, bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até organizações governamentais estão cada vez mais focados em migrar a comunicação com seus clientes para o formato digital em substituição ao papel para cortar custos. Com muita frequência, as comunicações com os clientes tentam mascarar esses esforços de redução de custos, justificando a mudança com apelos de marketing ambiental infundados, como “Menos papel, mais árvores” e “Escolha o faturamento eletrônico e ajude a salvar uma árvore”.
“Essas alegações de greenwashing não apenas violam as regras estabelecidas de marketing ambiental, mas também são extremamente prejudiciais para uma indústria que tem um histórico ambiental sólido e em constante melhoria”, afirma Fabio Arruda Mortara, CEO de Two Sides Brasil e América Latina. “Sempre reforçamos a verdadeira equação resultante da fabricação de papel: mais papel, mais árvores. Todos os dias no Brasil são plantados, em média, o equivalente a 500 campos de futebol de florestas para a produção de papel e outros produtos. Longe do conceito errôneo de salvar árvores, um mercado saudável para produtos florestais como o papel, incentiva o crescimento de longo prazo das florestas por meio do manejo florestal sustentável. Muitas das organizações que notificamos descoheciam os benefícios das florestas cultivadas para o meio ambiente.”
Globalmente, Two Sides envolveu mais de 1.690 organizações localizadas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, fazendo declarações enganosas sobre o papel. Até agora, mais de 810 delas removeram essas tais mensagens de suas comunicações e Two Sides continua insistindo em sua argumentação, informando as restantes.
Em 2021, no Brasil, 21 empresas notificadas removeram alegações infundadas sobre papel, resultando em uma taxa de 60% de sucesso, incluindo empresas de diversos segmentos como serviços de fornecimento de energia, água, telefonia, seguros entre outros.
“Continua sendo vital que o greenwash seja combatido para garantir que o importante histórico ambiental da indústria seja reconhecido e que o sustento de milhares de colaboradores diretos e indiretos da indústria, bem como os volumes impressos, de papel e de postagem, não sejam prejudicados pela disseminação de mensagens de marketing enganoso e oportunista”, diz Mortara.
Devido ao enorme alcance de algumas dessas organizações praticantes de greenwhashing, suas alegações infundadas acabam por ter um impacto prejudicial na percepção do consumidor sobre o papel e ameaçam um setor que emprega 1,3 milhão de pessoas só no Brasil, por exemplo. O impacto financeiro do greenwhashing na indústria de papel, impressão e comunicação impressa é uma preocupação global e por isso essas mensagens precisam ser combatidas. Uma pesquisa realizada recentemente na Europa, conduzida por Two Sides e Censuswide (2021), descobriu que apenas na Europa, o greenwashing ameaça a perda de € 337 milhões anualmente para a indústria de papel, impressão e correio.
É por isso que a campanha anti-greenwash continua a ser uma prioridade para Two Sides e, continuaremos a concentrar esforços no combate ao uso de alegações ambientais infundadas e enganosas sobre a eliminação do papel em todas as suas comunicações.
“Somos gratos pela cooperação de centenas de organizações que mudaram ou eliminaram as alegações de greenwhashing de suas mensagens, e também agradecemos as muitas partes interessadas da indústria, de parceiros e de membros da sociedade que enviaram denúncias sobre casos de greenwhashing a Two Sides”, conclui Mortara.
Two Sides continua a desafiar ativamente as principais organizações que estão enganando os consumidores ao usar falsas alegações ambientais sobre o uso de papel. Envie quaisquer ocorrências de greenwash para twosides@twosides.org.br.
Sobre Two Sides
Two Sides é uma iniciativa global sem fins lucrativos que promove os atributos únicos sustentáveis e atraentes da impressão, do papel e das embalagens de papel. Os membros de Two Sides abrangem toda a cadeia de valor de impressão, papel e embalagem de papel, incluindo: silvicultura, celulose, papel, embalagem, tintas e produtos químicos, acabamento, publicação, impressão, envelopes e serviços postais.
Para obter mais informações sobre a campanha anti-greenwash, ou para saber mais sobre Two Sides, entre em contato conosco:
País | Nome | |
Australia and New Zealand | Kellie Northwood | kellie@thermc.com.au |
Austria | Patrick Mader | pm@twosides.info |
Brazil and Latin America | Fabio Arruda Mortara | fam@twosides.org.br |
France | Jan Le Moux | jlm@twosides.info |
Germany | Anne-Katrin Kohlmorgen | akk@twosides.info |
Italy | Massimo Ramunni | italy@twosides.info |
Nordics | Magnus Thorkildsen | nordics@twosides.info |
North America | Kathi Rowzie | info@twosidesna.org |
South Africa | Deon Joubert | dj@za.twosides.info |
UK | Jonathan Tame | jpt@twosides.info |