A embalagem de papel é
preferida pelos consumidores
A embalagem é muitas vezes a primeira interação física entre uma marca e seus clientes. À medida que a demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis cresce, as empresas têm uma oportunidade única de melhorar a percepção de suas marcas através de suas escolhas de embalagem.
O uso de embalagens sustentáveis ajuda as marcas a se conectarem positivamente com os consumidores.
A sustentabilidade está na vanguarda nas mentes dos consumidores e dos reguladores, e o desafi o para as marcas de consumo tornou-se claro. Não se discute mais se as marcas devem mudar para embalagens mais sustentáveis, mas como isso deve ser feito.
67% dos consumidores agora se identifi cam como ambientalmente conscientes. Na Europa, 74% dos consumidores consideram as embalagens ecológicas importantes.
Trivium Packaging & Boston Consulting Group, 2020
Nos últimos cinco anos, as forças que impulsionam a sustentabilidade têm se fortalecido em todo o mundo. Empresas do setor de consumo e varejistas vêm assumindo compromissos ousados, respondendo às preocupações públicas sobre o desperdício de embalagens de uso único. Mais recentemente, a pandemia de Covid-19 remodelou ainda mais o sentimento de sustentabilidade.
Uma forte pressão está sendo dirigida pelos consumidores aos proprietários de marcas. A poluição dos oceanos por materiais não biodegradáveis tornou-se amplamente conhecida graças à atenção que a mídia tem dado ao tema.[1] Os consumidores estão exigindo produtos que usem embalagens cuja matéria-prima foi obtida de forma responsável, produzidas de forma efi ciente e totalmente recicláveis.
Uma pesquisa de 2020 constatou que os consumidores estão adaptando seus comportamentos de compra refl etindo a mudança das preferências ambientais. No Brasil, 45% dos consumidores dizem estar ativamente tomando medidas para aumentar o uso de embalagens de papelão. Mais da metade (58%) dos consumidores até evitaria varejistas que não estão ativamente tentando reduzir o uso de embalagens não recicláveis. Ainda, 54% se dizem dispostos a pagar mais por um produto se ele fosse embalado com materiais sustentáveis.[2]
A embalagem de papel é preferida pelos consumidores por muitos atributos ambientais e práticos, incluindo:
• Compostável, 68%
• Melhor para o meio ambiente, 54%
• Mais fácil de reciclar, 57%
• Mais leve, 59%Two Sides & Toluna, 2020