Embalagem de papel
é atraente e impactante
A embalagem de papel é versátil e extremamente eficaz, seja para armazenamento, transporte, exibição no ponto de venda ou usada em casa. Para muitas marcas, a embalagem faz parte do produto, e as credenciais de design e sustentabilidade da embalagem são de grande importância.
Em todos os ambientes de varejo, apelar emocionalmente aos consumidores é um desafio dos tempos atuais. Embalagens que se comunicam em nível multissensorial oferecem às marcas a oportunidade de se destacar e inspirar outras. As embalagens não só informam as vantagens do produto, mas também podem contar histórias que criam uma plataforma para a marca brilhar.[1]
Como um produto que os consumidores tocam, usam e descartam, a embalagem agora é um meio-chave para transmitir as credenciais verdes de uma marca.
Smithers, 2020
Demonstrar as credenciais ambientais da embalagem de papel é uma maneira pela qual os proprietários de marcas e varejistas podem se conectar com os consumidores. No entanto, a sustentabilidade é apenas um dos aspectos em que a embalagem de papel se destaca. A embalagem também busca chamar a atenção das pessoas, comunicar e estabelecer com elas uma conexão – de modo muito semelhante à arte. Essa pode ser a razão pela qual uma tendência das embalagens em 2021 levou designers a buscarem inspiração no mundo da arte.[2]
O impacto prático que a embalagem de papel pode causar aos consumidores é melhor percebido no nível do produto.
As caixas de papel, cartão e papelão são ideais para incorporarem a mais recente tecnologia digital e ajudar os proprietários de marcas e varejistas a se comunicarem com os clientes. Essa tecnologia inclui códigos QR, interação via realidade aumentada e etiquetas RFID. O design também abre o caminho para a inovação e promoção de
marcas, especialmente para produtos de prestígio e premium. A capacidade de inovar continuamente faz das caixas de papelão a escolha sustentável para hoje e para o futuro.[3]
As embalagens para transporte também podem ser usadas criativamente para exibir e promover produtos. A “embalagem pronta para prateleira”, que usa papelão ondulado impresso, permite que os proprietários de marca transportem suas mercadorias com segurança e as exibam com destaque na loja usando a mesma embalagem.
Novas técnicas de impressão também estão sendo usadas para satisfazer os mais sofisticados requisitos de design gráfico e a introdução de novas tecnologias tem tido um grande impacto no design das embalagens. As técnicas de impressão digital agora permitem a produção econômica de protótipos, amostras de vendas e execuções limitadas de produção para mercados de teste, resultando em um notável aumento na velocidade de lançamento de novos produtos.
A embalagem de papel sustentável é uma ótima maneira de os proprietários de marcas e varejistas se comunicarem e se envolverem com os consumidores.