Sem novas fibras, o ciclo do papel não pode ser mantido. Fibras recicladas degradam-se após vários usos e a indústria de papel precisa de fibras novas, oriundas de florestas manejadas de forma responsável, para manter o ciclo renovável.
“Maximizar o uso da fibra recuperada – em relação à fibra virgem – em diferentes tipos de papel e sob circunstâncias apropriadas, pode ser economicamente benéfico e reduz especificamente os impactos ambientais.”
Conteúdo Reciclado e Fibra Virgem: Considerações Ambientais, Econômicas e Técnicas para a Magazine Publishers Metafore Inc, junho de 2009.
É muito difícil comparar diretamente o impacto ambiental do papel de fibra virgem e o de fibra reciclada. Ambos são importantes e podem ter argumentos ambientais igualmente fortes.
As florestas são parte do ciclo que contribui para remover CO2 da atmosfera. Isso se estende das árvores até os produtos obtidos delas, como madeira e papel, que continuam a armazenar carbono ao longo de sua vida útil e podem ajudar a reduzir as mudanças climáticas.
O fato de que os produtos de papel são recicláveis e renováveis significa que seus ciclos de vida podem ser estendidos, prolongando este benefício e reduzindo o desperdício na cadeia produtiva.
A coleta de papel para reciclagem, garantindo que as fibras permaneçam disponíveis para remanufatura, é fundamental para a sustentabilidade.