RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 13/11/2018
Na reunião anual dos “Country Managers” de Two Sides em Londres, em 5 de novembro de 2018, representantes da Europa, América do Norte, América do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia decidiram continuar os esforços para impedir que as organizações publicassem mensagens enganosas sobre impressão e o consumo de papel nas suas comunicações com os clientes.
Desde a sua criação, a campanha anti-greenwash de Two Sides investigou 921 organizações em todo o mundo. Em mais de dois terços, foram encontrados casos usando afirmações infundadas sobre o impacto do papel no meio ambiente, geralmente em violação aos regulamentos de publicidade locais.
Mas, apesar do sucesso da campanha, bem como das regras claras sobre alegações ambientais infundadas, as táticas de Greenwash ainda são comuns. Todos os dias, novos casos são encaminhados a Two Sides, sobre mensagens de algumas das maiores empresas do mundo, dizendo a dezenas de milhões de clientes que o papel é ruim para o meio ambiente.
Os equívocos comuns dos consumidores sobre impressão e papel estão sendo reforçados pelos provedores de serviços, já que eles incentivam seus clientes a cada vez mais migrarem para contas, extratos e correspondências eletrônicas. O incentivo para mudar é muitas vezes baseado em alegações ambientais infundadas, como “Go Green – Go Paperless”, “Escolha a fatura eletrônica e ajude a salvar uma árvore”.
Além de serem alegações enganosas, o impulso para o digital não é isento de impactos ambientais e também não é bem-vindo por muitos consumidores.
Observação dos Country Managers de Two Sides:
“Two Sides, certamente, reconhece os benefícios da comunicação digital no mundo on-line de hoje, mas não devemos forçar a mudança como uma política geral para todos os consumidores, particularmente sob o pretexto de alegações ambientais enganosas e infundadas. Two Sides pede a todos os provedores de serviços que adotem uma abordagem justa e honesta para suas comunicações e assegurem que os consumidores permaneçam livres para escolher o papel, sem custo ou dificuldade ”.
Se você vir exemplos de mensagens do Greenwash, envie para twosides@twosides.org.br .
Nota para os editores
Sobre Two Sides
Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que promove os atributos únicos, sustentáveis e atrativos do papel, da impressão e das embalagens de papel. Os membros de Two Sides pertencem a toda a cadeia de valor de impressão, papel e embalagem, incluindo: florestal, celulose, papel, embalagens, tintas e produtos químicos, acabamento, publicação, impressão, envelopes e operadores postais. A associação Two Sides demonstra o compromisso da sua organização com o meio ambiente e o desejo contínuo de melhorar.
Para mais informações sobre a campanha Anti-Greenwash, ou para saber mais sobre Two Sides, entre em contato conosco:
Austrália e Nova Zelândia: Kellie Northwood, kellie@twosides.org.au
Áustria: Patrick Mader, pm@twosides.info
Brasil: Fabio Arruda Mortara, fam@twosides.org.br
França: Jan Le Moux, jlm@twosides.info
Alemanha: Anne-Katrin Kohlmorgen, akk@twosides.info
Itália: Massimo Ramunni, italy@twosides.info
Países Baixos: Erik Timmermans, e.timmermans@papierenkarton.nl
Países Nórdicos: Magnus Thorkildsen, nordic@twosides.info
América do Norte: Phil Riebel, pnr@twosides.info
África do Sul: Deon Joubert, dj@za.twosides.info
Reino Unido: Jonathan Tame, jpt@twosides.info