RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 04/09/2023
Esta é uma publicação destinada aos membros patrocinadores e tem por objetivo informar as ações, sucessos e resultados relacionados ao projeto, incluindo Anti-greenwashing e Love Paper. Torne-se membro. Solicite o formulário de adesão!
Uma das mais importantes ações de Two Sides é o combate ao greenwashing. Começamos 2023 acumulando 13 vitórias. São mensagens contra o papel que foram tiradas do ar ou modificadas após a nossa abordagem. A taxa acumulada de vitórias está em 8%, mas no primeiro semestre já alcançamos 41% de sucesso. Também temos desenvolvido ações sistemáticas de esclarecimento para prevenir que empresas e organizações venham a praticar greenwashing. Dentre os muitos canais de comunicação de Two Sides, destacamos a newsletter quinzenal (B2B) que atingiu a marca de 7,532 assinantes. O site al.twosides.info teve 37.680 visitações – quase o mesmo de todo o ano de 2022 – portanto um crescimento expressivo. Já o site al.lovepaper.org alcançou 5.543 visitas – um crescimento de 67% sobre o ano inteiro de 2022. Esse aumento é fruto de estratégias específicas que visam, também, a fidelização dos visitantes. Nossos sites são constantemente atualizados e informam com fatos, números, pesquisas e artigos. Two Sides Hispano América conta hoje com 27 membros. Somando os membros brasileiros, somos 154 empresas e ONGs que se unem na América Latina para promover o uso sustentável do papel, do cartão e do papelão e combater os mitos tão prejudiciais ao setor e à sociedade como um todo.
Uma das ações mais importantes no primeiro semestre foi a realização da pesquisa mundial Trend Tracker. Realizada em 15 países pela Toluna, uma das maiores empresas internacionais de pesquisa, e no Paraguai pela Nauta, trata-se de uma valiosa ferramenta para o planejamento estratégico de empresas e associações. A pesquisa é realizada a cada dois anos e incluiu Argentina, Chile e Paraguai. Esses três países somados ao Brasil, permitem visualizarmos um cenário muito consistente sobre a percepção dos consumidores da América Latina com relação à sustentabilidade e eficácia dos produtos de papel, cartão e papelão em comparação a seus substitutos. Um estudo com essa abrangência dificilmente seria viável de ser feito pela maioria dos membros de Two Sides. Recomendamos a todos os nossos membros patrocinadores que dedicam um bom tempo analisando os seus resultados. Temos certeza de que as conclusões lhes serão extremamente úteis.Fabio Arruda Mortara – presidente de Two Sides Brasil e América Latina