
RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/12/2019
Marcas do mundo todo estão usando o papel de presente para espalhar sua mensagem de Natal sobre sustentabilidade
À medida que avançamos na temporada festiva as marcas estão aumentando seu marketing febrilmente usando todos os canais para atrair a atenção e o dinheiro dos consumidores. Mas enquanto muitos sentem que alcançamos a plataforma de pico – a mente humana é incapaz de lidar com mensagens de muitas direções – agora há outra a ser adicionada à lista: o papel de presente.
É tão simples que é uma surpresa não ter sido feito antes. Afinal, a história do papel de presente remonta ao século II a.C., quando presentes na China antiga eram apresentados em envelopes de papel ornamentados. Mas este ano, várias marcas identificaram o potencial do papel de presente como um canal de marketing, bem como um indicador tangível de seus valores sustentáveis.
Papel de presente perfumado
No fim de semana passado, a marca de beleza Unilever, Love Beauty and Planet, publicou no New York Times um anúncio que dobrou como o papel de presente de ótima aparência. As ilustrações do papel de presente incluem uma série de mensagens de sustentabilidade, como ’25m toneladas de resíduos são criadas durante a temporada de festas’, incentivando as pessoas a reciclar e reutilizar suas embalagens festivas.
No Reino Unido, a varejista de moda Fat Face está pedindo que seus clientes transformem suas sacolas de papel em papel de presente, adicionando instruções de corte e dobra às sacolas e incentivando a reciclagem. Em outros lugares, a Dunkin ‘Donuts produziu papel de presente perfumado que cheira a hortelã-pimenta e a marca de alimentos Jimmy Dean está oferecendo papel com cheiro de salsicha a clientes que enviam uma foto de si mesmos cozinhando um de seus produtos.
Mercados sustentáveis de Natal
Embora o Natal ofereça muitas oportunidades para criatividade e diversão de marketing – especialmente se você é um fã de salsichas -, há uma mensagem subjacente de sustentabilidade por trás da maioria dessas campanhas festivas.
“As pessoas estão procurando ativamente o papel e a embalagem que podem reciclar facilmente ou simplesmente usar novamente”
Existem até mercados de Natal dedicados a compras sustentáveis. Além de bancas que vendem presentes de marcas éticas como Awake Organics e Doc Cotton, o Pebblefestival também apresentou palestras sobre temas como reduzir o desperdício festivo de alimentos e oficinas sobre como fazer decorações de Natal sem desperdício.
Depois, há o Mercado de Natal Zero Waste, em Londres, cujos lucros vão para projetos de plantio de árvores, e o Sustainable Christmas Market, que seleciona seus varejistas manualmente de acordo com as formas inovadoras de abordar a sustentabilidade.
Reciclar e reutilizar
No entanto, a maior parte do trabalho ambiental deste Natal será realizado em nossas próprias casas, à medida que tentamos reduzir a quantidade de plástico descartável e papel não reciclável fornecido e recebido. Como regra geral, você deve evitar o uso de papel de presente ou o envio de cartões de Natal com papel alumínio, glitter ou qualquer tipo de plástico, pois qualquer um deles os torna irrecuperáveis e usar mais caixas ou sacos de papelão para presentes e incentivar o destinatário a mantê-los e reutilizá-los no próximo ano .
Então, quando você abrir os presentes, arrumar a embalagem, comer o peru e separar a reciclagem, relaxe. Você tem tudo para fazer novamente no próximo ano.
Artigo original por Sam Upton – Two Sides UK
Imagem AdobeStock