RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 01/12/2014
O Conselho Diretivo da Two Sides Brasil reuniu-se no último dia 10 de novembro em São Paulo. Na abertura desse encontro de encerramento do ano, o vice-presidente da Pöyry, Carlos Alberto Farinha, apresentou a palestra “Considerações sobre o mercado de celulose e papel”, no qual prevê que a demanda de papel deverá crescer 1,7% ao ano, totalizando 496 milhões de tonelas em 2025.
Segundo ele, hoje, cada brasileiro consome 50 toneladas anuais de papel e o consumo vem subindo à razão de 10% ao ano, desde 2009. Também a produção tem crescido no País e, em 2014, deve saltar de 15,1 milhões de toneladas anuais para 15,9 milhões de toneladas.
Críticas e elogios
Na sequência, o relato das atividades desenvolvidas pela Two Sides evidenciou o avanço da Campanha. Um exemplo foi o balanço de manifestações já feitas pela Two Sides contra práticas de greenwashing. Vivo, Tim e GVT já receberam cartas de esclarecimento sobre a sustentabilidade do papel e da impressão para que pudessem corrigir o equivocado apelo ambiental das suas campanhas pela substituição de faturas impressas por eletrônicas.
Nessa frente de ação, o próximo passo será o encaminhamento de uma carta ao Conselho do Conar para rebater a argumentação da campanha anunciada pela CVM de cobrança de extratos impressos em nome da sustentabilidade.
Na contramão do greenwashing, o country manager da Two Sides Brasil, Fabio Arruda Mortara, lembrou a iniciativa de uma das maiores redes de fast food do mundo: “O McDonald’s brasileiro mereceu uma carta nossa de parabenização pela iniciativa de divulgar a sustentabilidade do papel em seus consumíveis”, afirmou ele.
Geração de informação
A realização da pesquisa, apurada pelo Datafolha, sobre os hábitos de leitura do brasileiro e sua percepção da sustentabilidade do impresso foi outra conquista do período. O estudo, amplamente noticiado pela mídia, constatou que pessoas de todas as faixas etárias e sociais preferem ler livros e revistas em papel e consideram esse o meio mais confiável para a guarda de documentos importantes.
Outra iniciativa em andamento é a criação do site da Campanha, que deve ir ao ar ainda neste ano. Para concluir o encontro, Mortara explicou as formas de adesão à Two Sides, tanto para instituições e empresas quanto para pessoas físicas.
Participaram do encontro:
Fabio Arruda Mortara – Presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de SP – SINDIGRAF-SP e Country Manager da Two Sides Brasil
Claudio Baronni – Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG
Manoel Manteigas – Diretor da Escola Senai Theobaldo de Nigris
Carlos Farinha – Vice-Presidente da Poyry
Orlando Marques – Presidente da Associção Brasileira das Agências de Propaganda – ABAP
Silvia Maiolino – Coordenadora de Comunicação da Indústria Brasileira de Árvores – IBÁ
Pedro Renato Eckersdorff – Presidente da Associação Nacional de Editores de Publicações – ANATEC
Igor Archipovas – Gerente de Marketing da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF
Luis Fernando Meira – Diretor de Criação da Bluebx
Tilson Casteluci – Gerente da Associação Brasileira de Rotativas Offset – ABRO
Leonardo Grimaldi – Diretor Comercial da Suzano Papel e Celulose
Ismael Guarneli – Diretor da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica – AFEIGRAF
Klaus Tiedemann – Presidente da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica – AFEIGRAF
Flavio Ignacio – Diretor da SAPPI
Wagner Silva – Gerente Geral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF
Priscilla Perniciotti – Assistant Country Manager da Two Sides Brasil