RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 24/06/2015
Lançamento da Two Sides em Curitiba foi uma das atrações do 14º InformAÇÃO!
Lançamento da Two Sides em Curitiba foi uma das atrações do 14º InformAÇÃO
Fabio Arruda Mortara, Country Manager da Two Sides respondeu as perguntas: A produção de papel causa desmatamento florestal? O papel vai acabar? A comunicação impressa perderá cada vez mais espaço para as mídias digitais?
A Two Sides, campanha de valorização da comunicação impressa, que foi criada em 2012 na Inglaterra e que será apresentada em Curitiba na próxima segunda-feira (22), dentro do 14º InformAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica.
O evento foi promovido pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná).
A Two Sides é hoje a principal campanha mundial de difusão da sustentabilidade na comunicação impressa, e já está presente em países como Alemanha, França e Itália, além de Estados Unidos, Austrália e África do Sul. “A adesão a esse movimento nos insere na mais bem-sucedida iniciativa mundial de difusão da sustentabilidade na comunicação impressa. Trabalhamos com determinação para mostrar que somos uma atividade essencial à vida das pessoas e ao bom funcionamento da sociedade. Sem falar na importância da nossa cadeia produtiva na geração de empregos, tributos, tecnologias e outros valores agregados”, afirma Fabio Arruda Mortara.
Um dos objetivos da campanha é acabar com mitos difundidos erroneamente ao longo de décadas de que a produção de papel causa desmatamento. Segundo dados da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), as árvores utilizadas para a produção de celulose e papel são oriundas de reflorestamento certificados, ou seja, com manejo adequado e que garante a proteção ambiental.
O setor florestal brasileiro é um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. O país detém uma parcela significativa dos plantios globais: 7,0 milhões de hectares, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF). Cerca de um terço dessa área – 2,2 milhões de hectares – corresponde às florestas para celulose e papel. As florestas plantadas também contribuem para absorção de CO2 (dióxido de carbono), o principal gás do efeito estufa na atmosfera.
A Two Sides prevê anúncios para jornais, revistas e sites e a distribuição da publicação "Comunicação Impressa e Papel – Mitos e Fatos", defendendo a sustentabilidade no uso do papel e a possibilidade de convivência e sinergia entre as plataformas impressa e digital. No Brasil, a iniciativa tem o apoio de 42 entidades, dentre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). Todas as entidades representam 80 mil empresas, gerando 615 mil empregos diretos e faturamento anual de US$ 40 bilhões. Desde o lançamento, a Two Sides Brasil conquistou centenas de menções espontâneas nos noticiosos de diferentes mídias.
Igualmente espontâneas foram as veiculações por jornais e revistas dos anúncios criados para a campanha. “Os principais veículos da imprensa brasileira aderiram e alguns já publicaram os anúncios em mais de uma ocasião”, diz Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Um ponto alto da campanha foi a pesquisa nacional Opinião sobre a Comunicação Impressa, realizada pelo instituto Datafolha no fim de 2014. Nela, foram entrevistadas 2.074 pessoas acima de 16 anos, em 135 municípios. Com índice de 95% de confiabilidade, a mostra constatou que 80% da população consideram a leitura em papel mais agradável do que em tela e preferem esse meio para a guarda de documentos.
Para o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, a campanha traz importante contribuição para a valorização da mídia impressa. “Não se trata de ser contra a mídia eletrônica. Todos os tipos de mídia têm o seu espaço. O que estamos fazendo é dar o devido valor ao impresso. Até porque há pesquisas que comprovam que o material impresso tem mais credibilidade do que o que se dissipa na internet”, disse.