RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 20/11/2019
Artigo original de Two Sides NA
No início de 2019, a DocuSign, empresa de assinaturas eletrônicas, lançou uma campanha de e-mail que gerou o maior número de reclamações já recebidas pela Two Sides desde o lançamento de nossa campanha anti-lavagem verde, no início de 2012. Em questão, estavam as reivindicações da DocuSign sobre os serviços da empresa serem “ naturalmente florestais”. amigável ”e que“ se tornar digital fará com que você fique verde ”.
Por exemplo, existem muitas referências a documentos eletrônicos que são ambientalmente preferíveis aos documentos em papel nos seguintes links:
https://www.docusign.com/forests e https://www.docusign.com/esign/green-score
Após várias tentativas de contato com a empresa, ainda não recebemos uma resposta ou qualquer evidência para comprovar essas alegações que enviam uma mensagem enganosa sobre impressão e papel.
Quais são os fatos? Considere as seguintes informações e links sobre papel, o setor florestal e uma mudança para a comunicação somente digital:
1. Na América do Norte, a produção de papel não é causa de desmatamento
A autoridade sobre o estado das florestas globais, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, definiu especificamente o desmatamento para EXCLUIR áreas onde as árvores foram removidas como resultado de colheita ou extração de madeira e onde a floresta deve se regenerar naturalmente ou com a ajuda da silvicultura (UNFAO, 2001). Além disso, os EUA e o Canadá são líderes no manejo florestal sustentável devido a regulamentações ambientais, o uso das melhores práticas florestais e programas de certificação florestal. As principais causas do desmatamento nos EUA e Canadá são urbanização, agricultura, petróleo e gás e outros desenvolvimentos, e não atividades florestais para a produção de produtos florestais, como madeira, celulose e papel.
De fato, os EUA têm um crescimento líquido da floresta de mais de 1.500 campos de futebol todos os dias , e há inúmeros fatos mostrando que o North American Paper pode ser uma escolha sustentável .
2. Ficar sem papel não salva árvores ou florestas na América do Norte
Assim como comer menos maçãs resultará em menos e não em mais macieiras, a diminuição do consumo de produtos de madeira não produzirá mais árvores e florestas. O desenvolvimento de mercados de madeira é essencial para manter as terras florestais como florestas a longo prazo.
Este white paper (link acima) produzido pelos especialistas em silvicultura Dovetail Partners explica que, em um mercado em declínio para as notas de impressão e escrita, usar menos papel não significa que a colheita de madeira será reduzida. De fato, volumes semelhantes ou crescentes de madeira estão sendo colhidos nas principais regiões florestais da América do Norte para outros usos, incluindo madeira, pellets de combustível e celulose para uso na produção de embalagens, tecidos e tecidos.
A propriedade florestal privada e os mercados de papel estáveis criam uma sinergia que há muito tempo rende dezenas de milhares de empregos, renda rural e fortes incentivos para o investimento contínuo em florestas a curto e longo prazo. No entanto, se os esforços para reduzir os mercados de madeira forem bem-sucedidos por um longo período, o resultado provavelmente será a perda de terras florestais, e não o contrário.
Acesse nossa ficha técnica para ver como o papel apoia a silvicultura sustentável e milhões de proprietários de terras, empresas familiares e comunidades que dependem de produtos florestais e de papel.
3. Tornar-se digital também tem impactos ambientais
À medida que a demanda global por recursos continuar a crescer, um futuro sustentável dependerá fortemente do uso de produtos altamente recicláveis e baseados em materiais e energia renováveis. O papel está bem posicionado, devido às suas características sustentáveis únicas.
4. Reivindicações verdes precisam ser apoiadas por evidências e estudos específicos
As alegações ambientais não podem ser vagas e devem considerar os pontos acima e outros no ciclo de vida dos produtos digitais e impressos. Os Guias Verdes da FTC dos EUA deixam claro que “os profissionais de marketing não devem fazer reivindicações de benefícios ambientais gerais amplas e não qualificadas, como ‘verde’ ou ‘ecológico’. É difícil comprovar reivindicações amplas, se não impossíveis. ”Sem evidências científicas competentes que apóiem suas reivindicações, é fácil para as empresas ficarem aquém dos requisitos da FTC.
Nossa recente pesquisa de consumidor realizada em 2019 pela empresa de pesquisas Toluna, mostrou que o papel é considerado o segundo material mais ecológico ao lado da madeira, dentre 8 materiais e produtos comuns. Os dispositivos eletrônicos são classificados como os menos ecológicos, seguidos pelos plásticos.
Em uma pesquisa anterior de 2016 , 91% dos participantes dos EUA concordaram que, quando produzidos, usados e reciclados de forma responsável, a impressão e o papel podem ser uma maneira sustentável de se comunicar. Além disso, 88% concordaram que, quando as florestas são manejadas com responsabilidade, é ambientalmente aceitável o uso de árvores para produzir produtos como madeira para construção e papel para impressão.
Claramente, esta é uma mensagem muito diferente da que estamos vendo de corporações e empresas de serviços digitais que desejam se beneficiar financeiramente ao mudar os consumidores de comunicações baseadas em papel para digitais.
A Two Sides continua fornecendo informações baseadas em fatos sobre papel e impressão para incentivar empresas como a DocuSign a enviar a mensagem certa sobre sustentabilidade. Se você é um cliente da DocuSign, considere enviar uma carta para incentivá-lo a participar de centenas de outras empresas que mudaram sua mensagem sobre papel e impressão.
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Mais de 440 empresas lideram globalmente o caminho no marketing ambiental
Como parte de sua campanha anti-lavagem verde lançada no início de 2012, Two Sides agora colaborou com sucesso em mais de 440 empresas líderes globalmente (mais de 120 na América do Norte), incluindo muitas das empresas listadas na Fortune 500, para corrigir reivindicações ambientais enganosas e sem fundamento sobre impressão e papel. A campanha aborda alegações de marketing usadas pelas empresas para promover serviços digitais em comunicações baseadas em papel, em um esforço para reduzir custos e transferir os custos de impressão para os consumidores.