RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 02/08/2018
Canudos de plástico serão substituídos por novas opções de tampa sem canudo e canudos de materiais alternativos recicláveis. Movimento se baseia em um compromisso de US$ 10 milhões para desenvolver uma solução global de copo reciclável e compostável.
Marco significativo nos trinta anos de história da empresa em inovações sustentáveis.
No dia 9 de julho, a Starbucks Coffee Company anunciou que irá eliminar canudos de plástico de uso único de suas mais de 28.000 lojas operadas e licenciadas pela empresa, disponibilizando uma tampa sem canudo ou opções de canudos de materiais alternativos em todo o mundo. A Starbucks, maior varejista de alimentos e bebidas a assumir esse compromisso global, antecipa que a medida eliminará mais de um bilhão de canudos de plástico por ano das lojas da Starbucks.
A Starbucks projetou, desenvolveu e fabricou uma tampa sem canudo, que se tornará o padrão para todas as bebidas geladas de café, chá e espresso. Atualmente, a tampa está disponível em mais de 8.000 lojas nos EUA e Canadá para bebidas selecionadas, incluindo Starbucks Draft Nitro e Cold Foam. A tampa também está sendo testada para bebidas Nitro em mercados adicionais, incluindo China, Japão, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Além disso, a Starbucks começará a oferecer canudos feitos de materiais alternativos – incluindo papel ou plástico compostável – para Frappuccino®, e disponíveis mediante solicitação para clientes que preferem ou precisam de um canudo.
“Para nossos partners e clientes este é um marco significativo para alcançar nossa aspiração global de café sustentável, servido aos nossos clientes de formas mais sustentáveis”, disse Kevin Johnson, presidente e diretor executivo da Starbucks.
Os clientes em Seattle e Vancouver serão os primeiros a ver as tampas sem canudo implementadas, a partir deste outono, com lançamentos em fases nos EUA e no Canadá para serem realizados no Ano Fiscal 2019. Um lançamento global da tampa sem canudo seguirá, começando na Europa – onde as tampas chegarão em lojas selecionadas na França e na Holanda -, assim como no Reino Unido, onde o mercado implementa o custo de 5 pence para uso de copo de papel de uso único em 950 lojas, para promover ainda mais reutilização.
“O objetivo da Starbucks de eliminar os canudos plásticos até 2020 de suas lojas representa globalmente o pensamento da empresa em enfrentar o desafio do desperdício de material em sua totalidade”, disse Erin Simon, diretor de pesquisa e desenvolvimento sustentável e ciência de materiais do World Wildlife Fund, US. “Canudos de plástico que acabam em nossos oceanos têm um efeito devastador sobre as espécies. Ao nos associarmos à Starbucks em iniciativas de redução de resíduos, como o Next Gen Consortium Cup Challenge e WWF’s Cascading Materials Vision, esperamos que os outros sigam seus passos”.
Leia o artigo completo aqui.