RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 08/01/2015
A Dovetail Partners fornece informações para tornar suas festas ecologicamente corretas
Comunicado de Imprensa da Dovetail Partners
(Mpls, MN) – Todos os anos, durante a época de festas, as pessoas começam a decorar e comprar presentes. Para aqueles que celebram o Natal, uma decisão importante é a escolha da árvore. Isso inclui decidir se ela vai ser uma árvore de Natal real ou artificial. Como a sua decisão impacta o meio ambiente? Custo, conveniência e preferência pessoal são considerações importantes, mas o impacto ambiental também é.
As pesquisas mostram que árvores naturais de origem local têm menos impacto ambiental do que as artificiais. Um estudo independente de Análise do Ciclo de Vida (LCA), divulgado pela empresa de Montreal, Elliposos [1], determinou que árvores naturais têm menos impacto global em termos de distribuição, descarte e emissões médias de carbono do que suas semelhantes artificiais. O método LCA permite a avaliação dos potenciais impactos ambientais de um produto (ou serviço) ao longo de todo seu ciclo de vida, e leva em consideração os impactos de transformação, fabricação, transporte, distribuição, utilização, reutilização, reciclagem e eliminação de matérias-primas. [2]
Quando se trata de árvores artificiais, a chave para a obtenção de ganhos ambientais reside na quantidade de tempo que são mantidas e reutilizadas. Em média, as famílias substituem uma árvore artificial a cada seis anos. As evidências mostram que, em geral, as árvores artificiais precisam ser reutilizadas por pelo menos 20 anos para que possam ser comparadas favoravelmente com árvores naturais.
"Faz sentido escolher a tradição que se adapte às suas necessidades, considerando também as melhores práticas ambientais", diz Kathryn Fernholz, Diretora Executiva da Dovetail Partners, um grupo ambientalista com sede em Minneapolis. “Se você escolher uma árvore real, você pode conhecer o produtor local e reciclar sua árvore no final da temporada de festas. Se você escolher uma árvore artificial, certifique-se de reutilizá-la pelo maior tempo possível. Seja qual for o caminho que você escolher, seu objetivo pode ser o de passar a tradição de selecionar uma árvore – ou mesmo a própria árvore – para a próxima geração!"
Outras medidas ecologicamente corretas que você pode tomar durante as festas incluem o uso de papel de embrulho e cartões reciclados e recicláveis, uso de lâmpadas de LED, e reutilização e reciclagem de árvores naturais e outras decorações no fim das festas, como através de programas de coleta, adubo, lascas de madeira ou plantação.
[1] O estudo pode ser encontrado aqui: Couillard, Sylvain; Bage et. all. "Comparative Life Cycle Assessment (LCA) of Artificial VS Natural Christmas Tree" (Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida (LCA) de Árvores de Natal Naturais x Artificiais). Ellipsos. Fevereiro de 2009.
[2] Para saber mais sobre LCA, leia o relatório da Dovetail,"Life Cycle Analysis: A Key to Better Environmental Decisions" (Análise do Ciclo de Vida: A Chave para Melhores Decisões Ambientais).