RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 14/03/2019
Para muitos, não há nada melhor do que ter seu jantar entregue. Seja na noite de sábado em frente à TV, no meio da semana, ou em um súbito ataque de preguiça, a entrega de alimentos é um grande negócio no Reino Unido, com o mercado estimado em mais de £ 10 bilhões até 2021 (MCA, 2018).
Naturalmente, com toda essa comida vem um monte de embalagens, e muitas pessoas estão satisfeitas que, graças à sua capacidade de proteger e isolar e ao potencial de serem recicladas, essa embalagem é geralmente de papelão. Mas a maioria dos britânicos não sabe que qualquer caixa com comida ainda nela ou muito manchada com gordura contaminaria a cadeia de reciclagem e, portanto, não é reciclável.
A empresa de entrega de alimentos Deliveroo encomendou uma pesquisa recentemente, que fez ao público uma série de perguntas sobre a reciclagem de embalagens. Eles descobriram que, enquanto 73% disseram que estavam bem informados sobre a reciclagem, a maioria (58%) não sabia que as caixas de pizza com alimentos deixados nelas não podem ser recicladas.
Esses números pioram para a geração do milênio – impulsionando o boom na entrega de alimentos – com 66% dos jovens de 18 a 24 anos não percebendo que embalagens de comida contaminadas com comida ou excesso de graxa não podem ser colocadas na lixeira). Considerando que a Domino’s vendeu mais de meio milhão de pizzas em apenas uma noite em dezembro, é potencialmente um monte de papelão que não pode ser reciclado.
“Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir como a gordura da sua pizza pode atrapalhar a capacidade de reciclar a caixa depois de consumida”
Segundo a Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI), as caixas de pizza vazias são totalmente recicláveis, desde que não existam resíduos alimentares. Eles acrescentam que, se mais de 50% da embalagem estiver muito manchada, ela pode ser mais adequada para outras opções. Da mesma forma, a The Recycling Association (Associação de Reciclagem) diz que as diretrizes oficiais permitem que caixas de pizza manchadas sejam coletadas e recicladas através do fluxo de lixo municipal, mas as partículas de alimentos não são permitidas.
No entanto, ainda há muita discrepância entre as autoridades locais quanto a aceitarem ou não papelão manchado de óleo em seus sistemas de reciclagem, com alguns ainda banindo caixas de pizza gordurosas.
Para ajudar o problema, a Deliveroo produziu 100.000 insertos biodegradáveis de papel vegetal para as pizzarias que usam seu serviço. Estas inserções vão pegar qualquer alimento deixado da pizza e evitar que quantidades excessivas de gordura molhem a base da caixa.
“Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir como a gordura da sua pizza pode atrapalhar a capacidade de reciclar a caixa depois de ter comido”, diz Dan Warne, diretor geral da Deliveroo no Reino Unido e na Irlanda. “Esperamos que, trabalhando com nossos parceiros para fazer essa pequena mudança e ajudando a informar aos consumidores, salvemos sua caixa de pizza do aterro sanitário.”
Anne Main MP, Presidente do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre a Prevenção de Resíduos Plásticos acrescenta: “Isso não apenas aumentará o número de caixas de pizza que são recicladas, mas também ajudará a educar mais pessoas sobre o que pode e não pode ser reciclado. Tomar medidas proativas como essa ajudará a reduzir o número de caixas de pizza que teriam sido recicladas de serem colocadas no lixo geral ”.
Enquanto as caixas de pizza causaram alguma confusão, a pesquisa da Deliveroo descobriu que o público britânico estava mais esclarecido sobre outros problemas de reciclagem. Mais de 60% afirmaram corretamente que desodorantes, latas de hairspray e garrafas de água sanitária podem ser recicladas, enquanto a maioria sabia que pacotes crocantes (62%) e canudos (52%) não podem.
No entanto, 51% dos britânicos acreditavam erroneamente que os frascos de xampu e os recipientes de alimentos não lavados deveriam ser colocados na reciclagem doméstica, enquanto uma proporção igual (47%) achava que podia e não podia colocar sacolas plásticas na lata verde.
Parece que em muitas áreas da reciclagem, a mensagem está “pegando”, mas ainda há algum trabalho a ser feito.
Artigo por Sam Upton
Crédito de imagem: © nd 700 – stock.adobe.com
Conteúdo relacionado:
A embalagem de papel cartão e o meio ambiente
Papel vem de recursos renováveis
Comunicação impressa e papel – Mitos e Fatos
Mídia impressa é sustentável e eficaz