RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 26/01/2016
por Paul Lansbergen, Presidente Interino e CEO da Associação de Produtos Florestais do Canadá (FPAC)
Eu sempre fui um cara que gosta do papel – prefiro me sentar com um bom livro na mão do que com um dispositivo digital. Então eu me senti em casa quando minha organização, a Associação de Produtos Florestais do Canadá (FPAC, na sigla em inglês), se juntou a Two Sides. Tive o prazer de participar da reunião da Comissão de Sustentabilidade e Marketing em 16 de novembro. Eu gostaria de contar sobre alguns destaques e conclusões dessa reunião e também sobre a Conferência de Sustentabilidade da Associação de Retrogravura das Américas (GAA), que ocorreu no dia seguinte.
Os membros da Two Sides acreditam que, mesmo que estejamos passando pela megatendência da “Internet das coisas”, o papel ainda desempenha um papel importante em nossas vidas cotidianas. O escritório sem papel ainda não é uma realidade. Eu ainda prefiro o material impresso, especialmente para documentos e livros mais longos. Você sabia que nós entendemos e memorizamos de forma mais eficaz quando lemos ou escrevemos com papel em relação às comunicações digitais? Os estudantes que participaram de uma pesquisa disseram ter um melhor desempenho quando leem em papel em vez de em uma tela. Temos também conexão mais emocional com impressão em papel por causa do material físico, mesmo se você for um “leitor de tablet”. Discutimos também os vários mitos sobre o papel impresso que tendem a pairar em torno das redes social, meios de comunicação de massa e algumas comunicações corporativas. Se estiver interessado em conhecer alguns fatos que dissipam esses mitos, eu convido você a se aprofundar lendo Papel Impresso: Mitos e Fatos.
No dia seguinte na Conferência da GAA, eu aprendi mais sobre Paper & Packaging – How Life Unfolds™. É uma campanha promocional nos EUA. Eles têm alguns comerciais de TV fascinantes que nos comovem verdadeiramente sobre a importância que o papel pode ter para nós individualmente e para as nossas relações com os outros. O meu favorito é o “Cartas ao Papai”. Eles têm uma infinidade de outros materiais e informações sobre a impressão, papel e embalagens.
Essas discussões solidificaram ainda mais o meu orgulho pela nossa indústria canadense. O papel, a embalagem, e muitos outros produtos florestais que produzimos estão entre os que são produzidos de forma mais responsável no mundo. Somos líderes mundiais em certificação da gestão florestal sustentável de terceiros; temos uma alta taxa de reciclagem; e nós fazemos parte da solução para enfrentar a mudança climática. Essas conquistas nos conferiram a melhor reputação ambiental do mundo, de acordo com uma pesquisa da Leger de clientes internacionais concluída em 2014.
Eu gostei de conhecer os muitos outros membros da Two Sides e estou ansioso para o nosso próximo encontro para discutirmos como a impressão e o papel ainda têm seu lugar na sociedade atual em constantes transformações.
Ah, meu livro está me chamando, hora de ir ler mais um pouco.