RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 30/03/2016
Quando o digital complementa o impresso
Os conceitos de realidade virtual e realidade aumentada são inegavelmente incríveis e prometem fazer maravilhas para o futuro da humanidade, incluindo um upgrade interessante referente ao mercado de comunicação. Entretanto, com práticas ainda embrionárias, pouquíssimos são os cases nesse aspecto.
O segundo caso é mais complexo, já que a realidade aumentada praticamente complementa uma experiência real. Por que então não vemos o recurso ser utilizado com mais frequência pela mídia impressa? Algumas marcas já começam a caminhar de maneira surpreendente nesse sentido.
O vídeo abaixo mostra experiências diferenciadas que saem do papel e aproveitam os dispositivos móveis como intérpretes.
https://youtu.be/Btz2afktZrc
A indústria editorial também tem se unido com o mercado de games para criar produtos do gênero. Abaixo está o case "Wonderbook: Book of Spells", um livro que utiliza a realidade aumentada interagindo com um sistema Playstation 3.
https://youtu.be/0JFDVVrqphI
Embora a mídia impressa tenha inegavelmente perdido mercado para os meios digitais nos últimos anos, em alguns casos, como os vistos acima, parece que os dois mundos (on e off) conseguem se complementar de uma maneira interessante para proporcionar uma nova maneira de se consumir conteúdo. Para o impresso, talvez esteja aí um dos recursos assertivos para continuar se mantendo relevante e atraente para o público.