RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/05/2019
A mais recente marca digital voltando-se à impressão para alcançar um novo público foi anunciada como Netflix. Com um valor de mercado de US $ 21,2 bilhões e uma base global de usuários de 150 milhões, o serviço de streaming não teve que fazer muito marketing – impresso ou digital – preferindo arcar com grande parte de seus lucros para criar seu próprio conteúdo. Então o lançamento de sua própria revista foi uma surpresa.
“A Netflix gastou centenas de milhões de dólares em busca de prêmios em Hollywood”
Com o título de trabalho Wide, a publicação de 100 páginas incluirá recursos, entrevistas e artigos sobre o conteúdo produzido pela Netflix, com foco nas pessoas que o criaram. Mas, em vez de mirar em seus milhões de usuários, a revista é voltada para a comunidade de prêmios de Hollywood, promovendo seus shows e astros no meio da temporada de votação para o próximo Emmy.
“A Netflix gastou centenas de milhões de dólares na conquista de prêmios de Hollywood”, escreve Lucas Shaw em Bloomberg, “o que ajuda a consolidar a imagem do estúdio ainda jovem do serviço de streaming aos olhos dos consumidores e da indústria de entretenimento.”
Influenciando os influenciadores
Essa nova estratégia de marketing visa usar uma revista impressa para fornecer um ponto crucial de diferença quando se trata de influenciar um público extremamente difícil. Ao entregar uma revista tradicional para a comunidade de Hollywood, em vez de uma campanha exclusivamente digital, a Netflix está procurando estabelecer uma conexão mais profunda, além de oferecer um objeto físico que atua como um lembrete permanente da marca e de seus programas.
“Em preparação para um ano inovador no cinema e na televisão”, a marca escreveu em uma mensagem promocional, “Netflix reuniu alguns dos mais talentosos e procurados escritores e fotógrafos, pensadores e criativos, para fazer a edição inaugural da Wide , o diário de impressão da Netflix. ”
Uma tendência em desenvolvimento
O curioso fenômeno das empresas digitais que usam a impressão para alcançar um determinado público ou adicionar seriedade a uma mensagem já existe há algum tempo. Marcas com cara de vergonha costumam usar a respeitabilidade e a permanência dos jornais para que o mundo saiba que estão arrependidos por uma transgressão corporativa – veja as desculpas do Facebook pelo escândalo da Cambridge Analytica ou pelo KFC se desculpando por ficar sem frango.
A mala direta também atrai os gigantes on-line, especialmente quando se trata de contatos difíceis de alcançar, como os CEOs das empresas. O Google e o LinkedIn têm usado malas diretas criativas e bem elaboradas que têm criatividade suficiente para passar pelos guardiões do escritório e aterrissar nas mesas dos chefes das empresas em todo o mundo.
Depois, há a Amazon, que lançou um catálogo impresso no ano passado para promover sua linha de brinquedos para o Natal, e a Apple, que regularmente usa as principais revistas de moda do mundo para lançar seus novos telefones, ligando seus produtos com estilo, elegância e conveniência.
A economia da atenção
O que a Apple, o Google, o Facebook, a Netflix, a Amazon , o LinkedIn, o Airbnb e as muitas outras marcas que construíram suas fortunas na parte de trás do digital sabem é que a impressão oferece uma experiência completamente diferente para o online. Essa experiência não apenas dá ao leitor tempo e espaço para desfrutar do conteúdo, livre de distrações e a compulsão de passar para a próxima história, mas oferece uma leitura mais longa e uma chance de aprofundar um assunto para obter um melhor entendimento. Se esse assunto é um diretor de Hollywood ou um bonito B & B nos arredores de Barcelona, é criada uma ligação mais forte entre revista e leitor e, por extensão, a marca.
Em um mundo sobrecarregado de conteúdo, muitas empresas estão percebendo que suas estratégias de marketing somente digitais precisam mudar se quiserem manter a atenção e a fidelidade de seus clientes. E agora, o meio que está chamando a atenção é impresso.
Artigo por Sam Upton – Two Sides UK
Imagem AdobeStock
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