RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 20/11/2019
O nono seminário anual Power of Print foi um sucesso retumbante, reunindo os principais palestrantes de todos os cantos da publicidade, marketing e sustentabilidade.
O valor do marketing reside em adotar a perspectiva humana, e não a perspectiva da planilha
Se havia um tema unificador para sair do nono seminário Power of Print, era a resiliência contínua da impressão e sua capacidade de oferecer confiança, credibilidade e uma valiosa experiência física para leitores e clientes. Sejam revistas, jornais, livros ou os diversos formatos de impressão que ainda prosperam em um mundo cada vez mais digital, o meio tem um conjunto distinto de vantagens e benefícios para os editores, marcas e proprietários de mídia que o colocam em pé quando entramos na terceira década do terceiro milênio.
Contando com uma mistura de especialistas e líderes do setor de publicidade, marketing, publicação, embalagem, sustentabilidade e meio ambiente, o seminário proporcionou uma visão 360º da indústria de papel e impressão e suas perspectivas futuras, uma visão extremamente positiva.
Momentos com significado
A indústria da publicidade foi representada pela primeira vez por um de seus principais pensadores, Rory Sutherland, vice-presidente da Ogilvy UK. Caminhando pelo palco do Stationers ‘Hall, Rory fez uma série de perguntas sobre por que as marcas deveriam gastar mais dinheiro com impressão, pois oferece uma experiência humana tangível. “O valor da mentalidade de marketing reside em adotar a perspectiva humana, e não a planilha”, disse ele, usando exemplos de portas automáticas substituindo porteiros reais e o valor dos convites em papel em comparação com o e-mail.
Mais tarde, Nick Vale, chefe mundial de estratégia criativa da Wavemaker, descreveu a interação de um cliente com a impressão como tendo “momentos com significado”, em comparação com os “micro-momentos” que eles têm com a mídia digital. Embora os micro-momentos tenham a vantagem de serem mensuráveis e monetizados, momentos com significado proporcionam maior engajamento, conteúdo de maior qualidade e uma experiência compartilhada, levando a um maior sucesso da marca.
A perspectiva da marca
O valor da impressão para as marcas foi sublinhado por Ryan Battles e Zoe Cox, da agência de conteúdo Archant Dialogue, que cria e publica a revista HOG para a icônica marca de motocicletas Harley-Davidson. A publicação impressa é constantemente classificada como um dos principais benefícios de ser membro do Harley Owners Group, e Ryan e Zoe explicaram como eles envolvem esse público leal.
Mais tarde, Lauren Sutton e Carl Kirby, da Waitrose, mergulharam profundamente nas estatísticas sobre o desempenho da impressão quando comparadas aos canais digitais. Usando uma série de estudos, eles explicaram como as pessoas estão gastando mais tempo com impressão, apesar da queda no investimento da marca, é mais confiável que os canais digitais e oferece mais recall e resposta do que seu equivalente digital.
Sentindo o calor
Ocorrendo no mesmo dia em que as chuvas torrenciais causaram graves inundações em determinadas áreas do Reino Unido, as mudanças climáticas e a sustentabilidade da impressão foram uma parte essencial do seminário, e o professor Mark Maslin forneceu a ciência e as estatísticas sobre a crescente ameaça das Alterações Climáticas.
Como professor de Climatologia na University College London, Mark Maslin é um dos principais especialistas mundiais em mudanças climáticas globais e regionais, e destacou por que um aumento nas inundações repentinas, ondas de calor e ondas de frio é uma conseqüência direta das emissões globais de carbono.
“Estamos colocando CO 2 na atmosfera a cada ano por mais de um século – 80% da indústria e 20% de mudança no uso da terra e desmatamento”, explicou. “E continua subindo. Se você observar os dados que projetam com que frequência temos ondas de calor extremas, um aumento de temperatura de 2ºC resultará em uma onda de calor a cada quatro anos em 2050, mas um aumento de 4ºC fará com que elas ocorram todos os anos. ”
Campanha Love Paper
É claro que a Two Sides está muito consciente da ameaça das mudanças climáticas e do papel que o papel – um dos materiais mais sustentáveis do mundo – tem na criação de uma economia circular na qual há pouco resíduo. No final de um dia fascinante, Jonathan Tame, diretor administrativo da Two Sides UK, descreveu o trabalho da organização, além de anunciar o relançamento da campanha Love Paper.
O Love Paper visa melhorar as percepções dos consumidores sobre impressão e papel usando publicidade e conteúdo que explica como o papel é sustentável, bem como sua capacidade de envolver uma audiência – algo sobre o qual muitos palestrantes falaram. Para enfatizar o poder e o alcance do meio, os anúncios da Love Paper apareceram em quase todos os jornais diários do Reino Unido no mesmo dia do seminário, resultando em mais de 11 milhões de pessoas vendo um de uma série de anúncios.
Com planos de adicionar o logotipo da Love Paper a uma ampla variedade de produtos impressos, de jornais e revistas a papéis e livros de escritório, a campanha visa catalisar um novo entusiasmo pelo papel, lembrando as pessoas da pura alegria de ler impressões. Na evidência de hoje, ninguém precisa se lembrar.
Artigo por Sam Upton