RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 25/08/2015
Embora a tecnologia tenha englobado quase todo aspecto das nossas vidas, o recente Relatório Anual Back-to-School do Paper and Packaging Board de 2015, que entrevistou 3.200 alunos, pais e educadores, mostra que os estudantes ainda preferem o papel, com razão.
Embora a tecnologia tenha englobado quase todo aspecto das nossas vidas, o recente Relatório Anual Back-to-School do Paper and Packaging Board de 2015, que entrevistou 3.200 alunos, pais e educadores, mostra que os estudantes ainda preferem o papel, com razão.
O relatório do Paper and Packaging Board traz à tona hábitos de utilização de papel relacionados ao processo de aprendizado, indicando que mais de 90% dos estudantes carregam itens de papel todos os dias. 94% dos estudantes dizem que é mais fácil se concentrar ao ler uma cópia em papel do que uma versão digital. Três a cada cinco estudantes de nível superior preferem ler em papel do que em uma tela digital. 80% dos professores K-12 (do ensino primário ao secundário) dizem que seus estudantes compreendem melhor a informação lida no papel.
Partindo de estudos recentes indicando que estudantes retêm mais informações ao ler em papel, o relatório revela que o papel pode ser ainda mais importante na sala de aula agora do que antes da revolução digital.
"A impressão é customizada para nos ajudar a ler de maneira contínua, a nos concentrarmos, a deglutir conceitos e a contemplar o significado do que acabamos de ler" escreveu a Dra. Naomi Baron, professora de linguística e colaboradora de pesquisa do Relatório Anual Back-to-School de 2015. "Estudantes declararam que realizaram tarefas múltiplas três vezes mais frequentemente ao ler em uma tela do que quando leram impressos".
O relatório também descobriu que o papel levou a uma conexão mais forte fora da sala de aula. 76% dos pais se sentiram mais confortáveis ao ajudar suas crianças com lições de casa em papel do que em uma tela digital.
"Com o advento de tanta tecnologia que torna o aprendizado mais interativo e vibrante, nos esquecemos que às vezes a melhor maneira de lembrar das coisas é simplesmente anotando-as", escreveu a Professora Nacional do Ano de 2012, Rebecca Mieliwocki, cujas 9 Dicas de Aprendizado Produtivas para Crianças, Famílias e Professores estão inclusas no relatório. "Ao contrário da digitação, o ato de escrever informações a mão aumenta a retenção dessa informação e armazena mais dela na memória funcional e de longo-prazo".
Sobre o Paper and Packaging Board
O Paper and Packaging Board estabelece e orienta promoções projetadas para expandir a demanda por produtos de papel e de embalagem de papel. Fabricantes e importadores destes produtos participam do Paper Checkoff, um programa de promoção financiado pela indústria e estabelecido pela USDA em 2014. www.paperandpackaging.org.
Folha de Fatos: Relatório Anual Back-to-School de 2015 do Paper and Packaging Board
Resultados de uma pesquisa nacional com 3.200 estudantes, pais e educadores.
Como resultado de estudos recentes demonstrando que alunos retêm mais informações ao ler no papel do que em telas digitais, o Paper and Packaging Board entrevistou pais, professores e educadores de todo o país sobre sua utilização de papel. Os resultados demonstram que o papel continua essencial para o aprendizado, como visto pelo uso de papel na sala de aula e em casa, bem como a presença do papel nos objetos cotidianos de estudantes.
Destacando os resultados da pesquisa, o Paper and Packaging Board lançou o Relatório Anual Back-to-School de 2015. Algumas descobertas notáveis:
94% dos estudantes disseram que era mais fácil se concentrar ao ler no papel.
80% dos professores K-12 (ensino primário ao secundário) disseram que seus alunos compreendem a informação melhor ao ler no papel.
95% dos estudantes dos anos 7-12 levam papel consigo todos os dias, e 74% anotam a mão.
98% dos pais acreditam que professores devem encorajar certas tarefas que exigem papel, como aritmética, ortografia, análise de livros e uso de dicionário.
Três a cada cinco estudantes de ensino médio acreditam que produtos em papel auxiliam o aprendizado e a compreensão.
O relacionamento de estudantes com papel continuou no lar quando receberam auxílio de seus pais:
Três a cada quatro pais se sentem mais à vontade ajudando seus filhos com tarefas de casa em papel do que em uma tela digital.
A dependência da maioria dos estudantes com papel não terminou na formatura do colegial:
74% dos educadores de nível superior disseram que seus estudantes são mais propensos a se focar anotando em papel do que em um laptop.
59% de estudantes de nível superior prefeririam ler textos impressos do que textos online. 53% dos estudantes de nível superior acredita que ler um livro impresso os ajuda a ter foco.
Quando foi solicitado que os entrevistados se descrevessem como estudantes, os resultados tornaram o impacto do papel ainda mais tangível:
Esforçado: 64% dos estudantes que disseram que usam papel para estudar para provas se descreveram como "esforçados", enquanto que somente 46% dos estudantes que não usaram papel ao estudar para provas se descreveram dessa maneira.
Realizado: 62% dos estudantes que disseram usar papel para estudar para provas se descreveram como "realizados", enquanto que somente 41% dos estudantes que não usaram papel ao estudar para provas utilizariam "realizado" para descrever a si mesmos.
Focado: 54% dos estudantes que declararam usar papel para estudar para provas se descreveram como sendo "focados", enquanto que somente 45% dos estudantes que não usaram papel ao estudar para provas se descreveram assim.
Fonte: Paper and Packaging Board, Comunicado à Imprensa, 3 de agosto de 2015.