
RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/03/2020
Para clientes e empresas, um recibo é um comprovante de compra. Para o cliente, ele pode permitir reembolsos ou refletir o custo acordado de uma transação. Para uma empresa, um recibo prova que o cliente autorizou uma transação.
Recentemente, foi proposta uma legislação na Califórnia que exigirá que as empresas forneçam recibos eletrônicos por padrão, a menos que um cliente solicite em papel. Mas é isso que os clientes querem?
De acordo com uma pesquisa recente (original em inglês) com 8.883 pessoas na Europa e na América do Norte, 1 os consumidores mostram uma clara preferência por recibos de papel na compra de produtos e serviços.
- 58% dos pesquisados preferem um recibo em papel do que uma alternativa digital, como um enviado por e-mail. Os EUA mostraram a maior preferência por papel em 71%, seguidos pelo Reino Unido (69%), Canadá (64%) e Alemanha (61%).
- 55% dos entrevistados globais acreditam que os recibos em papel são mais práticos do que os digitais para fins de arquivamento e contabilidade e 64% acreditam que são mais práticos quando precisam devolver mercadorias e / ou obter um reembolso.
- 61% dos entrevistados afirmam que nunca ou raramente recusam recibos de papel quando oferecidos.
Um recibo em papel é permanente, seguro e acessível a todas as vantagens que os recibos digitais não podem garantir.
As transações de varejo com recibos digitais estão expostas a um risco crescente à segurança. Nos EUA, 150 milhões de registros de varejo foram violados acidentalmente em 2018 e 52% dos varejistas tiveram uma violação de dados. Globalmente, 43% das empresas de varejo sofreram uma violação de dados em 2017.
– Gemalto, 2018 e Thales, 2017.
62% dos consumidores estão cada vez mais preocupados com o risco de suas informações pessoais armazenadas eletronicamente serem invadidas, roubadas, perdidas ou danificadas. Quase metade (48%) dos participantes globais considera os recibos em papel mais seguros do que os digitais, com apenas 23% acreditando que os recibos digitais são os mais seguros. 1
Ter um recibo em papel é uma necessidade para aqueles que não têm acesso confiável à Internet ou possuem habilidades limitadas em informática. As pessoas que vivem em áreas rurais, com baixa renda anual e com mais de 65 anos de idade têm menos probabilidade de serem usuários da Internet ou possuírem um smartphone e seriam injustamente prejudicadas se os recibos se tornassem exclusivamente eletrônicos. 2
Fontes
- Toluna, 2019. Recibos: Papel ou Digital? Um estudo internacional das preferências e percepções dos consumidores.
- Pew Research Center, 2018. http://www.pewinternet.org/fact-sheet/internet-broadband/; CRTC, 2016 https://crtc.gc.ca/eng/publications/reports/rp161221/rp161221.htm