RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/03/2020
Para clientes e empresas, um recibo é um comprovante de compra. Para o cliente, ele pode permitir reembolsos ou refletir o custo acordado de uma transação. Para uma empresa, um recibo prova que o cliente autorizou uma transação.
Recentemente, foi proposta uma legislação na Califórnia que exigirá que as empresas forneçam recibos eletrônicos por padrão, a menos que um cliente solicite em papel. Mas é isso que os clientes querem?
De acordo com uma pesquisa recente (original em inglês) com 8.883 pessoas na Europa e na América do Norte, 1 os consumidores mostram uma clara preferência por recibos de papel na compra de produtos e serviços.
Um recibo em papel é permanente, seguro e acessível a todas as vantagens que os recibos digitais não podem garantir.
– Gemalto, 2018 e Thales, 2017.
62% dos consumidores estão cada vez mais preocupados com o risco de suas informações pessoais armazenadas eletronicamente serem invadidas, roubadas, perdidas ou danificadas. Quase metade (48%) dos participantes globais considera os recibos em papel mais seguros do que os digitais, com apenas 23% acreditando que os recibos digitais são os mais seguros. 1
Ter um recibo em papel é uma necessidade para aqueles que não têm acesso confiável à Internet ou possuem habilidades limitadas em informática. As pessoas que vivem em áreas rurais, com baixa renda anual e com mais de 65 anos de idade têm menos probabilidade de serem usuários da Internet ou possuírem um smartphone e seriam injustamente prejudicadas se os recibos se tornassem exclusivamente eletrônicos. 2