RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 08/01/2015
Enviado por: Pamela Watters 26/11/2014
Mais de 80% dos consumidores globais querem que as empresas que adquirem material certificado proveniente de florestas geridas de forma sustentável usem selos de certificação
Comunicado de Imprensa do PEFC, 20 de novembro de 2014
Mais de 80% dos consumidores globais querem que as empresas que adquirem material certificado proveniente de florestas geridas de forma sustentável usem selos de certificação, de acordo com a primeira Pesquisa Global do Consumidor PEFC, divulgada hoje.
A pesquisa mostra que selos de certificação, como o selo PEFC, são os meios mais confiáveis de garantir aos consumidores que os produtos à base de madeira são de origem sustentável.
Os consumidores acreditam globalmente que é importante fazer escolhas éticas, com 60% de todos os pesquisados concordando que a sua escolha ao comprar um produto rotulado pode fazer uma diferença positiva para as florestas do mundo. Apenas uma pequena minoria, 10%, sentiu que a escolha de um produto de origem sustentável não faria diferença.
Além disso, quase 30% de todos os consumidores disseram que procuram ativamente por selos de certificação florestal.
“Como a principal organização de certificação florestal, nos sentimos encorajados pelo fato de que os consumidores reconhecem os benefícios da certificação florestal, com o selo PEFC, permitindo-lhes consumir de forma responsável e premiar as empresas que rotulam”, disse Ben Gunneberg, Secretário-Geral da PEFC International.
A pesquisa mostra que mais da metade de todos os consumidores (54%) considera selos de certificação como a prova mais reconfortante de que as considerações ambientais e de desenvolvimento sustentável foram levadas em conta. Outros meios de prova incluem país de origem (30%), marca (24%) e recomendações de familiares/amigos e meios de comunicação (17% e 16%, respectivamente).
A esmagadora maioria dos consumidores no mundo todo – mais de 80% – querem que as empresas usem selos nos produtos para comunicar suas práticas responsáveis de fornecimento. Apenas 4% discordaram que as empresas devem utilizar selos.
“Com selos sendo a fonte mais confiável de informações por parte dos consumidores sobre se um produto é ambiental e socialmente responsável, o selo PEFC demonstra aos consumidores que a empresa está correspondendo às suas expectativas”, enfatizou o Sr. Gunneberg. “Em suma, o selo PEFC agrega um valor real para a marca de uma empresa”.
A pesquisa mostra que o PEFC é o selo de certificação florestal global mais confiável, ligeiramente a frente do FSC, o Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). Internacionalmente, 40% dos consumidores conhecem um selo de certificação florestal mundial; o reconhecimento do selo PEFC é de 21%.
A primeira Pesquisa do Consumidor Global PEFC foi realizado pela GfK, sediada na Alemanha, em nome da PEFC Internacional com uma amostra de um total de 13.000 pessoas em 13 países, 1.000 homens e mulheres a partir dos 16 anos por país, na Austrália, Áustria, Brasil, China, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA.