RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/04/2019
O mundo do varejo online pode estar crescendo em todo o mundo, mas atualmente enfrenta um problema que está causando a perda de bilhões de dólares todos os anos. Seja roupas, bolsas, relógios, joias, perfumes ou alimentos, a internet está repleta de sites que vendem produtos falsificados. No ano passado, mais de 31 mil sites no Reino Unido foram fechados pela unidade de crimes de propriedade intelectual da polícia da cidade de Londres em apenas um mês.
À medida que a qualidade dos produtos falsificados aumenta, também aumenta a dificuldade em diferenciá-los, de modo que uma das principais maneiras pelas quais marcas genuínas combatem produtos falsificados é através de suas embalagens. Com a nova tecnologia de impressão e recursos aprimorados de segurança, a embalagem está rapidamente se tornando a melhor maneira de garantir que os consumidores estejam comprando o item genuíno, em vez de mal fabricados e, no caso de alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos, falsificações inseguras.
De acordo com pesquisa recente da Markets and Markets, o mercado global de embalagens contra falsificação crescerá de US $ 5,3 bilhões em 2018 para US $ 9,4 bilhões até 2023. Esse aumento é impulsionado por fatores como o crescente número de produtos falsificados, aumentando o reconhecimento da marca entre os compradores, a expansão da indústria de e-commerce, preocupações em relação à imagem de marca e desenvolvimentos em tecnologias de impressão.
Muitas marcas, especialmente no mercado de alimentos e bebidas, estão aproveitando a variedade de efeitos de impressão para não apenas fornecer proteção à marca no mercado global, mas também dar aos seus produtos um valor real de destaque na prateleira. Por exemplo, os Fresnels desenvolveram uma caixa que apresenta estampagem impressa em folha, bem como recursos de segurança encobertos que só podem ser detectados por meio de um dispositivo portátil.
Esses elementos não apenas fornecem uma maneira rápida de identificar o artigo original, como também dão aos projetistas uma dimensão extra na criação de embalagens atraentes. “Estamos vendo efeitos de lentes Fresnel produzidos mecanicamente como adições fascinantes às embalagens”, disse Glenn Wood, diretor de operações da Fresnels. “No entanto, o verdadeiro prêmio é imagens produzidas digitalmente, oferecendo aos designers gráficos um espaço muito maior para a criatividade.”
Um dos principais desenvolvimentos na segurança de embalagens é a RFID, que é considerada a tecnologia que mais cresce na área. A identificação por radiofreqüência, para dar seu nome completo, é o uso de um chip eletrônico – ou tag – embutido dentro da embalagem, que contém informações que podem ser lidas por um dispositivo eletrônico. Essa informação pode ser qualquer coisa: de que país o produto foi feito, até para o nome do indivíduo que o fez.
“Um inlay de RFID / NFC de baixo custo incorporado na embalagem de alimentos pode ser usado não apenas para cupons e receitas, mas também pode ser usado para fornecer aos consumidores informações sobre armazenamento de alimentos, culinária e segurança”
Além de uma garantia de autenticidade, a RFID permite que uma empresa acompanhe e rastreie cada produto individual, além de fornecer outra plataforma de marketing para alcançar os clientes. Com a tecnologia RFID começando a incorporar comunicação Near-Field (NFC), bem como a frequência UHF bem estabelecida, os clientes agora podem usar a embalagem para se conectar ao site da marca apenas tocando seu smartphone na etiqueta. Além das informações gerais sobre o produto, você também pode acessar informações sobre o produto individual em sua mão, como sua data de expiração. Poderia até ajudar a combater o desperdício de alimentos e embalagens.
“Uma das principais causas do desperdício de alimentos no mundo desenvolvido é a confusão dos consumidores sobre a rotulagem de alimentos”, diz Gillian Ewers, vice-presidente de marketing da empresa de eletrônicos PragmatIC. “Um inlay de RFID / NFC de baixo custo incorporado na embalagem de alimentos pode ser usado não apenas para cupons e receitas, mas também pode ser usado para fornecer aos consumidores informações sobre armazenamento de alimentos, culinária e segurança. Além disso, como cada item pode ser identificado de forma exclusiva, o consumidor pode receber informações específicas sobre a reciclagem de alimentos e resíduos de embalagens, melhorando as chances de recuperação em vez de aterro sanitário ”.
Artigo escrito por Sam Upton
Imagem © Connect World – stock.adobe.com
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