RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 02/08/2018
Uma nova ferramenta foi introduzida no Facebook e no Instagram para limitar quanto tempo as pessoas gastam nesses aplicativos.
A decisão foi baseada em preocupações de que o uso excessivo de mídias sociais pode ter um impacto negativo na saúde mental. Um artigo recente da BBC demonstra que os consumidores se tornaram muito dependentes de seus telefones para verificar as mídias sociais.
Nossa pesquisa Impressão e papel em um mundo digital identificou preocupações semelhantes em torno dos impactos do consumo digital na saúde. Por exemplo, 52% concordaram que gastam muito tempo com dispositivos eletrônicos e 53% estão preocupados com o uso excessivo de dispositivos eletrônicos que podem ser prejudiciais à saúde (fadiga ocular, privação de sono, dores de cabeça). Mais de um terço concorda que eles estão sofrendo de “sobrecarga digital”.
O fenômeno recente da mídia social deu origem a “notícias falsas”, levando os consumidores a questionar constantemente se o que eles estão lendo online é preciso e verdadeiro. Descobrimos que os consumidores em todo o mundo têm pouca confiança nas mídias sociais como fonte de notícias. Com apenas 24% dos entrevistados globais confiando nas notícias que lêem em plataformas como Facebook e Twitter.
A nova ferramenta permitirá que os usuários verifiquem quanto tempo estão gastando no aplicativo, permitindo que eles definam um lembrete para quando tiverem atingido o tempo alocado e, em seguida, desativem as notificações por um período.
Há respostas mistas sobre o anúncio da nova ferramenta, alguns acreditam que isso não mudará como as pessoas usam o Facebook e o Instagram, já que as pessoas já sabem quanto tempo gastam com esses aplicativos, embora acreditem que os lembretes serão úteis.
Isso se correlaciona com nossa própria pesquisa, onde 69% de todos os entrevistados acreditam que é importante “desligar” e curtir mais a impressão.