RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 12/07/2018
Um grupo de 25 investidores que administra mais de US$ 1 trilhão em ativos está exigindo que Nestlé, PepsiCo, Procter & Gamble e Unilever reduzam o uso de embalagens plásticas, consideradas por eles prejudiciais ao meio ambiente.
A iniciativa foi organizada pelo As You Sow, um grupo sem fins lucrativos formado por acionistas que pressionam as empresas a agir com responsabilidade. O pedido foi assinado por gestoras de investimentos como Hermes Investment Management, Impax Asset Management, NEI Investments e Walden Asset Management.
“Sem uma reformulação e uma inovação significativas, cerca de 30% das embalagens plásticas nunca serão reutilizadas nem recicladas”, disseram os investidores em carta. “Esses materiais podem continuar no meio ambiente parcialmente degradados por centenas de anos, o que, além de prejudicar a vida marinha, pode causar um impacto concreto por expor as empresas a danos à reputação.”
O grupo pede que as empresas divulguem o uso anual de embalagens plásticas, estabeleçam metas para a redução do uso de plástico, facilitem a reciclagem e façam uma transição para o máximo possível de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
Os investidores afirmaram que querem convencer as empresas a manterem as promessas depois que cinco países do Grupo dos Sete, à exceção de EUA e Japão, adotaram o compromisso de reduzir significativamente o plástico de uso único até 2040.
De forma similar, Nestlé, PepsiCo e Unilever prometeram usar mais embalagens recicláveis, compostáveis, biodegradáveis e com maior conteúdo reciclado até 2025.
A P&G pretende reduzir suas embalagens plásticas em 20% até 2020 e cerca de 90% de suas embalagens já são recicláveis. “Concordamos que devemos fazer parte da solução para reduzir os resíduos plásticos”, afirmou a empresa em comunicado enviado por e-mail à EXAME.
“Temos em comum as preocupações em relação ao crescente acúmulo de resíduos de embalagens e a necessidade de fazer algo para minimizar o impacto no meio ambiente”, afirmou a Nestlé, em comunicado. A empresa informou que já eliminou mais de 100.000 toneladas de materiais de embalagem de seus processos produtivos ao longo do ano passado por meio dos projetos ambientais existentes.
A Pepsi e a Unilever não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.