RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 05/10/2018
No Brasil, a celulose para fabricação de papel vem de árvores plantadas. Além disso, as indústrias de celulose preservam grandes extensões de matas nativas. Em alguns países usam-se árvores nativas, mas a exploração é feita de maneira a permitir o crescimento das florestas. Na Europa, por exemplo, as florestas que fornecem madeira para a fabricação de papel e de outros produtos têm crescido 44.000 km2 nos últimos dez anos. Alguns fatos:
O papel é intensamente reciclado. No Brasil, segundo a Associação Nacional dos Aparistas – ANAP – a taxa de reciclagem chega a 67%. Quando descartado corretamente, em aterros sanitários, o impacto ambiental do papel é mínimo, já que se trata de material biodegradável.
Não há provas de que a mídia eletrônica seja melhor para o meio ambiente. Os equipamentos eletrônicos são de difícil reciclagem e descarte. Os centros de computação consomem imensas quantidades de energia e são responsáveis indiretamente por grande emissão de CO2. Por outro lado, há fortes evidências de que o papel é uma mídia mais sustentável em termos ambientais.
http://www.twosides.org.br/BR/O-que-o-digital-esconde
Apesar disso muitas corporações optam por substituir a comunicação impressa por mídias eletrônicas, alegando fazer isso para “salvar árvores” quando na verdade seu principal objetivo é reduzir custos de operação. Trata-se, portanto, de propaganda enganosa que usa falsos argumentos ambientais, conhecida em inglês como “greenwash”.
Além de ser sustentável, o impresso é eficaz e preferido pela maioria dos consumidores, conforme demonstram vários estudos. Pesquisa recente da Fipe, para a Câmara Brasileira do Livro, aponta que o faturamento do livro eletrônico no Brasil é de apenas 1,09% do total.
http://pesquisaeditoras.fipe.org.br/
Pesquisa de 2015 da empresa de consultoria InfoTrends, especializada em mídia, mostra que as campanhas publicitárias que usam mídia impressa são as que dão melhores retornos:
Pesquisa recente com mais de 10.000 pessoas, distribuídas em 10 países, monstra que o público em geral prefere a mídia impressa e nela confia mais. Essa pesquisa foi realizada pelo instituto internacional Toluna, a pedido de Two Sides.
A mídia eletrônica traz muitos benefícios e soma-se às mídias tradicionais, inclusive a impressa, para satisfazer as necessidades crescentes de comunicação eficaz. No entanto, é fato que a mídia impressa é sustentável, é eficiente e é preferida por grande parte da população em todo o mundo.
Criada em 2008 na Inglaterra, Two Sides é a principal campanha mundial de divulgação da sustentabilidade socioambiental da comunicação impressa e está presente nas principais nações europeias, além de Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul, Nova Zelândia e Brasil – num total de 19 países.
Sobre Two Sides
Two Sides é uma iniciativa global de empresas da indústria de comunicação gráfica, incluindo silvicultura, celulose, papel, tintas e produtos químicos, pré-impressão, impressão, acabamento, publicação, imprensa, envelopes e operadores postais. Nosso objetivo comum é promover a sustentabilidade do setor e dissipar os equívocos ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verificáveis sobre por que impressão e papel são um meio de comunicação atraente, prático e sustentável. Para obter mais informações ou para saber mais sobre Two Sides, entre em contato:
Two Sides Brasil
www.twosides.org.br
twosides@twosides.org.br
Manoel Manteigas de Oliveira Diretor técnico de Two Sides Brasil Diretor técnico da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG