RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 21/11/2022
Desde que a campanha global começou em 2010, Two Sides contestou com sucesso mais de 970 organizações que praticam greenwashing prejudicial à indústria de comunicação impressa e de embalagens de papel, cartão e papelão.
Sob enormes pressões para redução de custos, bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até mesmo organizações governamentais estão cada vez mais focados em convencer seus clientes a trocar a comunicação impressa pela digital. Com muita frequência, suas mensagens tentam mascarar o objetivo da redução de custos justificando a mudança com afirmações infundadas como “escolha a conta digital e salve árvores”.
“Alegações como essas constituem greenwashing, porque não consideram que papel é feito de árvores cultivadas. Tais mensagens violam as normas estabelecidas de marketing ambiental e são extremamente prejudiciais para uma indústria que tem um histórico ambiental sólido e em constante melhoria. A indústria latino-americana de celulose e papel cultiva milhões de novas árvores todos os dias e contribui para a preservação de extensas áreas de matas nativas. Muitas das organizações que abordamos ficam surpresas ao saber que no Brasil e em toda América Latina papel é feito de árvores cultivadas, fibras alternativas como bagaço de cana e de materiais reciclados”, diz Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.
Globalmente, Two Sides abordou mais de 2.100 organizações que fazem declarações enganosas sobre o papel. Até agora, mais de 970 delas corrigiram sua mensagens e Two Sides continua orientando as organizações restantes. No Brasil, até o momento, mais de 100 removeram alegações infundadas sobre o papel. “Continua sendo vital que o greenwashing seja enfrentado para garantir que a ótima história ambiental da indústria de celulose e papel seja conhecida”, diz Mortara.
Devido ao seu enorme alcance, algumas dessas mensagens de greenwashing induzem muitos consumidores a tomar decisões com base em informações incorretas e prejudicam um setor que emprega milhões de pessoas e que apresenta excelentes práticas ambientais. O Brasil é o segundo maior produtor de celulose do mundo e é o maior exportador.
“Somos gratos às centenas de organizações que mudaram suas mensagens e também a todos que têm nos informado sobre casos de greenwashing a serem tratados”, conclui Mortara.
Two Sides continua a contestar ativamente as organizações que estão praticando greenwashing contra o papel. Casos de comunicação enganosos podem ser denunciados à Two Sides pelo e-mail: gw@twosides.org.br