RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 27/04/2015
Instituito Pró-Livro (IPL) e a agência Salles Chemistri promovem a campanha "Céu de Histórias"
Ler faz a nossa imaginação voar, alcançar lugares diversos sem precisarmos tirar os pés do chão. Pensando nisso, a Instituito Pró-Livro (IPL) e a agência Salles Chemistri promovem a campanha "Céu de Histórias", que divulga contos de grandes nomes da nossa literatura de forma lúdica e inusitada.
O projeto tem como ponto de partida uma ação realizada com aproximadamente 250 crianças na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Neste mês, em que se comemora o dia do livro (23), foram distribuídas mais de 400 pipas com contos e fragmentos de importantes obras nacionais.
Entre os autores estão o escritor e cartunista Ziraldo, o novelista Benedito Ruy Barbosa, e os escritores Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Roseana Murray, Silvia Orthof e Leo Cunha.
São 11 modelos de pipas com diferentes ilustrações, que foram criados em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, a fim de tornar os textos ainda mais atraentes para os pequenos moradores da comunidade.
As pipas tomaram o céu da comunidade, despertando a curiosidade das crianças, e estimulando-as a pegarem aquelas que tinham suas linhas cortadas para lerem as histórias que elas traziam.
"A pipa é um dos principais passatempos das crianças em comunidades carentes. Nossa ideia foi trazer histórias para serem lidas em pipas empinadas por diversas dessas crianças, incentivando a leitura e despertando uma representação positiva e prazerosa em relação ao livro e a literatura", comenta Antonio Luis Rios, presidente do IPL.
Alisson Patrick Cardoso Dias, de 12 anos, morador da comunidade e aluno do 6º ano do Ensino Fundamental diz que achou "muito maneiras" as pipas com trechos de livros. "Costumo ir na biblioteca olhar os livros. Se acho maneiro, pego para ler". Ele se interessou particularmente pela pipa com trechos do Menino Maluquinho. "Acho que esse livro pode ser legal, talvez eu leia", afirmou.
Alicia Vitória, de 8 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental, também foi uma das crianças da comunidade que apanhou uma pipa. "Geralmente, só leio o livro que o colégio manda. E só pego um livro para ler quando não tenho nada para fazer", contou ela, afirmando que se interessou em ler as histórias estampadas e que ficou curiosa para ler os "livros da pipa" por inteiro.
"O ‘Céu de Histórias’ presenteou as crianças – em alguns casos pela primeira vez — com um pouco de literatura", diz Zoara Failla, organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil, do IPL. "O gosto pela leitura, como toda paixão, é algo que precisa ser ‘conquistado’ ou ‘seduzido’", conclui.
Em pesquisa feita recentemente pelo IPL, 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro. Com base nessas informações, Antonio Luiz Rios destaca ainda a importância da campanha e das parcerias e defende que ações como essa devem ser estimuladas, por promoverem a leitura espontânea.
Segundo ele, a escolha do Rio de Janeiro coincide com um dado que chama a atenção nessa pesquisa. A cidade está compreendida na região sudeste do Brasil que, apesar de ter o maior público consumidor editorial do Brasil, tem a menor concentração de leitores na faixa entre 5 a 10 anos e de 11 a 13 anos. "É nesta fase que conseguimos estimular com maior intensidade o gosto pela leitura, tanto que em nosso levantamento, os entrevistados que se disseram leitores afirmaram que os professores e as mães foram seus principais influenciadores".
Toda a ação foi registrada em um vídeo, enquanto no site oficial da campanha é possível imprimir a própria pipa, conhecer todos os textos e as ilustrações divulgadas e apoiar o projeto.
Confira abaixo o video da ação: