RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 29/04/2016
Nesta ação, a marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro.
Só no Brasil, existem mais de 13 milhões de analfabetos. Imaginem então, quantas histórias incríveis brasileiros do norte a sul guardam apenas em suas memórias, sem qualquer tipo de registro. É por isso que o projeto "Magic Words", criado pela AlmapBBDO para a HP se mostra tão especial. Nesta ação, a marca percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que não sabem ler e escrever para reuni-las em um livro.
Uma a uma, essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra através de comando de voz. São 30 relatos diferentes autores de todo o Brasil, reunidos com os registros fotográficos de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram.
Do sertão à cidade grande, foram registradas histórias que fazem a cultura de um povo e que agora poderão circular de geração em geração. De uma ilha perdida no Atlântico próxima à Bahia, passando pela floresta Amazônica até chegar às grandes cidades como São Paulo, os personagens possuíam algo em comum: memórias e ideias que temiam serem esquecidas.
Unindo a tecnologia da HP ao API do Google Speech, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de imprimir instantaneamente 4.500 páginas acompanhando a fala dos usuários. Este material foi encadernado artesanalmente e tornou-se um livro. Foram criadas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos.
A publicação teve lançamento na noite de ontem (25) com a presença de alguns desses novos autores e do jornalista Gilberto Dimenstein, que assina o prefácio da obra.
O projeto também está contado no documentário "Magic Words", dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, testemunha de todos os relatos.
No site da ação é possível conhecer mais sobre o Magic Words, além de baixar gratuitamente o livro. A ferramenta de comando de voz também pode ser testada na plataforma, ou através do aplicativo Magic Words, disponível para Android e iOS.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_43VdhIan-w" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Ficha técnica – Site
Título: Magic Words
Produto: Ink Advantage Ultra
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretora de Criação Digital: Luciana Haguiara
Head of Art: Pedro Burneiko
Diretor de Arte: Pedro Burneiko, Renato Jun Okida, Nando Sperb, Tiago Padilia
Redatora: Luciana Haguiara
Creative Technologist: Renato Jun Okida
UX: Caroline Kayatt
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Fernando Yamanaka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Diretora de Conteúdo: Chris Melo
Produtora de tecnologia: The Goodfellas
Produtora filmes: Bando Studio
Direção: Leandro HBL
Produtor executivo: Marcela Sutter
Montador / Editor: Guilherme Tensol / Lucas Rangel
Finalizador: Rudá Cordaro
Diretor de Fotografia: Vagner Jabour
Fotógrafos: Gabriel Bianchinni, Samuel Costa, José Cabaço
Produtora de Som: Satélite
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Juliana Janot Vilhena Nascimento, Thamy Alegria Ortiz e Stéffano Coelho
Diretor de Integração Digital: Kauê Lara Cury
Mídia: Carla Durighetto, Fernanda Maia e Paula Kosugi
Aprovação: Nara Marques, Eduardo Portillo e Shuchi Sarkar
Ficha técnica – Livro
Título: Magic Words
Produto: Ink Advantage Ultra
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretora de Criação Digital: Luciana Haguiara
Head of Art: Pedro Burneiko
Diretor de Arte: Pedro Burneiko, Renato Jun Okida, Nando Sperb, Tiago Padilia
Redatora: Luciana Haguiara
Creative Technologist: Renato Jun Okida
UX: Caroline Kayatt
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
Diretora de Conteúdo: Chris Melo
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Revisão: Eliana Pavan e Marco Luiz Bortolazzo
Pesquisa: equipe Bando e equipe Mosh Post
Fotografia: Gabriel Bianchinni, Samuel Costa, José Cabaço
Produtora de tecnologia: The Goodfellas
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Juliana Janot Vilhena Nascimento, Thamy Alegria Ortiz e Stéffano Coelho
Diretor de Integração Digital: Kauê Lara Cury
Mídia: Carla Durighetto, Fernanda Maia e Paula Kosugi
Aprovação: Nara Marques, Eduardo Portillo e Shuchi Sarkar
Ficha técnica – Documentário e teaser
Título: Magic Words
Produto: Ink Advantage Ultra
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretores de Criação: Luciana Haguiara
Head of Art: Pedro Burneiko
Diretor de Arte: Pedro Burneiko, Renato Jun Okida, Nando Sperb, Tiago Padilia
Redatora: Luciana Haguiara
Creative Technologist: Renato Jun Okida
UX: Caroline Kayatt
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Fernando Yamanaka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Diretora de Conteúdo: Chris Melo
Produtora filmes: Bando Studio
Direção: Leandro HBL
Produtor executivo: Marcela Sutter
Diretor de Fotografia: Vagner Jabour
Montador / Editor: Guilherme Tensol / Lucas Rangel
Finalizador: Rudá Cordaro
Produtora de Som: Satélite
Produtora de tecnologia: The Goodfellas
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Juliana Janot Vilhena Nascimento, Thamy Alegria Ortiz e Stéffano Coelho
Diretor de Integração Digital: Kauê Lara Cury
Mídia: Carla Durighetto, Fernanda Maia e Paula Kosugi
Aprovação: Nara Marques, Eduardo Portillo e Shuchi Sarkar
Ficha técnica – Filme 2’
Título: Magic Words
Produto: Ink Advantage Ultra
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Diretores de criação: Marco Aurélio Giannelli, André Gola
Diretora de Criação Digital: Luciana Haguiara
Head of Art: Pedro Burneiko
Diretor de Arte: Pedro Burneiko, André Gola, Renato Jun Okida, Nando Sperb, Tiago Padilia
Redatora: Marco Aurélio Giannelli, Luciana Haguiara
Creative Technologist: Renato Jun Okida
UX: Caroline Kayatt
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Fernando Yamanaka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
Gerente de Projetos: Mayra Otsuka
Diretora de Conteúdo: Chris Melo
Produtora filmes: Bando Studio
Direção: Leandro HBL
Produtor executivo: Marcela Sutter
Produtora de Som: Satélite
Diretor de Fotografia: Vagner Jabour
Montador / Editor: Guilherme Tensol / Lucas Rangel
Finalizador: Rudá Cordaro
Produtora de tecnologia: The Goodfellas
Atendimento: Filipe Bartholomeu, Juliana Janot Vilhena Nascimento, Thamy Alegria Ortiz e Stéffano Coelho
Diretor de Integração Digital: Kauê Lara Cury
Mídia: Carla Durighetto, Fernanda Maia e Paula Kosugi
Aprovação: Nara Marques, Eduardo Portillo e Shuchi Sarkar
Redação Adnews