Greenwashing: sua empresa está praticando?
Certamente, você já leu a frase: “Evite imprimir. Poupe as árvores. Salve o Planeta.” Esse é um exemplo clássico de greenwashing.
Sabe por quê? Ela usa uma informação falsa visando obter algum tipo de ganho econômico ou de imagem.
Ficou interessado em entender mais sobre esse assunto e até descobrir se sua empresa pratica greenwashing sem saber? Então, continue lendo, entenda o conceito, os diferentes tipos dessa prática e porque a frase destacada e tão popular está, na verdade, absolutamente errada.
O que é Greenwashing?
Traduzida como “lavagem verde” ou ainda “maquiagem verde”, greenwashing é a ação que visa criar uma imagem de marca sustentável ou preocupada com o meio ambiente para empresas, organizações e governos, entre outros, sem que estas realmente adotem processos e práticas que preservem o meio ambiente.
Acontece quando a organização desenvolve ações de marketing visando posicioná-las como empresa ou produto sustentável sem, de fato, adotar processos reais e efetivos para a preservação do meio ambiente.
Isso acontece porque cresce entre os consumidores a preocupação com a sustentabilidade. Pesquisa realizada pelo Mercado Livre na América Latina, mostrou uma alta de 104% no número de compradores de produtos que contribuem para redução do impacto ambiental ou que geram benefícios socioambientais. No Brasil esse índice chegou a 112%, entre março de 2020 e abril de 2021.
Por outro lado, pesquisa realizada pela consultoria Nielsen em 2015 com 30 mil pessoas em 60 países revelou que 66% delas estavam dispostas a pagar mais por produtos e serviços de companhias comprometidas com ações sustentáveis.
Ou seja, declarar que a empresa ou instituição adota práticas ambientais sustentáveis gera lucros, porém, é preciso estar atento para que esta não seja apenas uma propaganda enganosa.
Tipos de Greenwashing
Infelizmente, a prática do Greenwashing ainda está muito presente no Brasil e na América Latina com o uso de frases como a destacada no início do texto, mas também de outras formas. Confira quais são os 7 tipos de “maquiagem verde” mais praticados por diferentes tipos de organizações.
Greenwashing por Abstração
Essa prática de greenwashing está relacionada à alguns produtos/marcas que efetivamente prejudicam o meio ambiente, mas buscam minimizar os danos à sua imagem com informações ou frases que visam esconder o total impacto ambiental.
Greenwashing por Comunicação Imprecisa
O greenwashing se materializa quando a empresa utiliza informações vagas e imprecisas que visam induzir a interpretação errada do consumidor e aproximá-la do conceito/benefício de ecologicamente correta.
Um exemplo disso, é a frase que usamos como destaque neste artigo.
Greenwashing por Custo Ambiental Camuflado
Neste exemplo a empresa sugere que seus produtos são ecológicos considerando apenas um critério e camuflando outros fatores que, inclusive, podem ser mais relevantes quando analisada toda a cadeia de produção e consumo.
Greenwashing por Falsos Rótulos
Acontece quando a organização usa de forma indevida um selo de terceira parte que ateste que o produto/processo é sustentável, ou quando a empresa cria um ícone que sugere ao consumidor a mesma ideia, porém sem comprovações.
Greenwashing por Irrelevância
Segundo o Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS) essa prática acontece quando uma declaração ambiental sobre um produto, mesmo verdadeira e ecologicamente correta é enfatizada, quando, na verdade, trata-se de uma obrigação do fabricante.
Por exemplo, a empresa destaca estrategicamente que determinado produto não contém CFC (clorofluorcarbonetos), quando na verdade é uma obrigação estabelecida por lei.
Greenwashing por Menção sem Prova
Acontece quando a empresa afirma que seu produto é ambientalmente correto, sem qualquer comprovação ou certificação.
Greenwashing por Mentira
Nesse caso a empresa evidencia uma certificação ou selo de terceira parte que atesta que tem processos sustentáveis ou que é ambientalmente correta, mas na verdade o certificado é falso ou tem prazo de validade vencido.
Exemplo Comum de Prática de Greenwashing
Um dos exemplos globais e mais popular de Greenwashing é contra o papel.
““Evite imprimir. Poupe as árvores. Salve o Planeta.”
É Greenswahing porque:
- A produção de celulose e papel no Brasil é 100% oriunda de árvores plantadas – eucaliptos e pinus;
- Diariamente é plantado, em média, o equivalente a 500 campos de futebol de árvores para produção de papel e outros produtos;
- O Brasil tem 9 milhões de hectares de árvores plantadas e as indústrias que usam essas árvores conservam outros 6 milhões de hectares de matas naturais, segundo dados do Ibá – Industria Brasileiro de Árvores;
- O cultivo de árvores para papel é realizado em áreas degradadas e contribui para a redução do efeito estufa, além de agregar outros benefícios.
- Na produção de papel e de artefatos, todas as sobras são recicladas;
- 93% da água utilizada na produção de celulose e papel é devolvida ao meio ambiente dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação;
- A comunicação eletrônica não é tão ecológica como muitos pensam. , A sua pegada de carbono é muito alta e estudos mostram que até 2040 ela pode ser mais da metade de todo o setor de transportes. Além disso existe um problema colossal relacionado ao lixo eletrônico.
- Ao incentivar o uso da versão digital de extratos bancários e outros documentos, as empresas talvez estejam mais interessadas em reduzir seus custos do que verdadeiramente em melhorar o meio ambiente. Essas são algumas informações que asseguram que a frase tão comumente usada por empresas, instituições e até governos, se configura, na verdade, uma prática de
Se você conhece uma empresa que adota essa ou outra frase parecida, compartilhe essa informação e contribua para que ela não pratique propaganda enganosa, conforme previsto no Artigo 37 do Código de Defesa dos Consumidores.
Combate ao Greenwashing?
Atualmente, existem no Brasil alguns projetos de lei que visam combater a prática do greenwashing ou maquiagem verde.
O PL 4.752/2012 obriga organizações e empresas que utilizam propaganda sobre sustentabilidade ambiental de seus produtos ou serviços a justificarem suas afirmações e estabelece sanções à prática da maquiagem verde. O PL 2041/2021 dispõe sobre a realização de propaganda para promoção de imagem ambiental positiva por empresas detentoras de passivos ambientais.
Conclusão
Segundo pesquisa da National Geographic, os brasileiros ocupem a quarta posição entre cidadãos de 18 países como os que mais se preocupam com o meio ambiente (vem aumentando o número de empresas que consideram necessário adotarem práticas responsáveis com relação ao meio ambiente, alinhadas com a política de ESG – Environmental, Social, Governance. Apesar disso é preciso que as organizações revejam os seus processos e suas comunicações, para que reflitam atitudes verdadeiramente ecológicas.
A prática de greenwashing, além de danos legais pode prejudicar a imagem da marca junto aos consumidores.
Two Sides é uma iniciativa global sem fins lucrativos que atua no combate ao greenwashing relativo à cadeia produtiva de papel.
Para obter mais informações sobre a atuação da Two Sides e ações anti-greenwashing, entre em contato conosco.