RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 16/03/2020
Em 2019, cerca de 12.000 (7,15%) registros feitos pelo Scamwatch* eram de pessoas com menos de 25 anos, um aumento de 11% em comparação com os números de 2018. Os registros desse grupo etário aumentaram 10 pontos percentuais a mais do que qualquer outro grupo etário.
“Os golpistas não discriminam com base na idade e a grande variedade de golpes relatados por essa faixa etária é preocupante”, disse a vice-presidente da ACCC, Delia Rickard.
“Os jovens podem pensar que são conhecedores de tecnologia, mas os golpistas estão se adaptando e migrando para plataformas mais novas, como as redes sociais”.
O Facebook e o Instagram foram as plataformas mais comuns para golpes sofridos por menores de 25 anos, envolvendo tipicamente lojas on-line falsas ou a venda de ingressos falsos para eventos.
Os golpes de compras on-line foram os mais comuns, somando mais de 14% dos registros e quase 12% das perdas entre esses jovens.
“Quase metade das perdas ocorreu por meio de transferência bancária, mas você também deve ter cuidado com os vendedores que solicitam pagamento por outras vias, como cartões-presente ou bitcoin”, disse Rickard.
“Sempre tente comprar ingressos de vendedores autorizados e esteja ciente de que muitos links fornecidos pelas mídias sociais não serão legítimos”.
Além disso, os golpistas estão usando plataformas de mídia social e e-mail com características de golpes sexuais, onde ameaçam compartilhar imagens ou vídeos íntimos, a menos que você ceda às exigências deles.
“Em muitos casos, se você receber uma ameaça de um estranho alegando que ele tem imagens ou gravações de vídeo comprometedoras, essas imagens de fato não existem, então exclua a mensagem.
Os golpistas também podem atacar crianças que jogam videogames on-line, oferecendo conquistas desbloqueadas ou itens especiais em troca de códigos cartão de crédito ou cartão de presente sem nunca transferir o item.
“Ao visar crianças, os golpistas poderiam obter informações pessoais e bancárias dos pais”, disse Rickard.
“Incentivamos os pais e responsáveis a garantirem que as crianças não compartilhem dados pessoais ou bancários on-line e, se acharem que um fraudador obteve acesso a suas informações pessoais, entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível.”
“Você também deve entrar em contato com a plataforma em que foi enganado e informá-los das circunstâncias que o cercam”, disse Rickard.
Dicas
Como denunciar golpes em plataformas digitais:
Para denunciar uma publicação, o Facebook aconselha os usuários a clicarem no canto superior direito da publicação e selecionar ‘Denunciar publicação’ ou ‘Denunciar foto’. Selecione a opção que melhor descreve a fraude e siga o restante das instruções na tela.
Para denunciar um perfil, o Facebook sugere que um usuário clique e selecione ‘Denunciar’ no canto inferior direito da foto de capa do perfil suspeito e siga as instruções na tela.
Para denunciar uma postagem, o Instagram aconselha os usuários a clicarem nos três pontos acima da postagem e selecionar ‘Denunciar’. Selecione a opção que melhor descreve a postagem e siga as instruções na tela.
Para denunciar um perfil, o Instagram aconselha os usuários a clicarem nos três pontos no canto superior direito do perfil e selecionar ‘Denunciar’. Selecione a opção que melhor descreve o perfil e siga as instruções na tela.
Sobre o Scamwatch
*O Scamwatch é administrado pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC). Ele fornece informações aos consumidores e pequenas empresas sobre como reconhecer, evitar e denunciar fraudes.
Artigo original (em inglês) de 10 de março de 2020 – ACCC (Australian Competition & Consumer Commission)
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