RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 26/09/2018
Está funcionando! Os consumidores estão começando a ver reivindicações como “Go Paperless! Go Green! ” como falsas e enganosas, e os profissionais de marketing começam a recuar. Além disso, uma nova análise nos diz que as reclamações ambientais são muitas vezes ineficazes.
Começaremos com a análise que veio da Agência de receita do Canadá (CRA). Como a maioria das organizações nos dias de hoje, o CRA queria migrar as declarações de impostos impressas enviadas pelos contribuintes, para o meio digital.
Como parte de sua campanha , o CRA utilizou uma variedade de argumentos ambientais, desde mensagens específicas a fortes, incluindo a promessa de plantar uma árvore para cada pessoa fizesse a migração. Os resultados?
A campanha com mensagens ambientais não foi mais eficaz em mudar o comportamento do consumidor do que a de mensagens genéricas.
A CRA descobriu que sua campanha teve apenas um impacto insignificante, com um aumento de cerca de 1% no preenchimento online.
1 – Os consumidores não veem a comunicação digital e a impressa como intercambiáveis. Para certos tipos de comunicação, muitas pessoas preferem o papel porque ele é percebido como mais seguro e confiável. Se isso é verdade ou não, é a percepção que importa. Além disso, todos nós já vimos o crescente número de estudos que mostram que as mensagens impressas são mais profundamente absorvidas pelo cérebro e mais facilmente lembradas do que as mensagens on line. Para certos tipos de comunicação, o papel simplesmente funciona melhor.
2 – Os consumidores reconhecem cada vez mais que as reivindicações ecológicas são falsas. Os consumidores estão descobrindo que “Go Paperless! Go Green! tem realmente fundamentos na economia financeira para as empresas, não no meio ambiente. Francamente, isso faz com que eles parem. Oitenta e cinco por cento dos consumidores dos EUA veem agora as campanhas “Go Paperlessl” como uma forma de as empresas economizarem dinheiro.
3 – As pessoas entendem cada vez mais que a comunicação digital tem seu próprio impacto ambiental. À medida que os consumidores se tornam mais informados sobre o impacto ambiental da comunicação digital, eles também começam a entender que, mudando do papel para o digital, não estão beneficiando o meio ambiente. Eles estão simplesmente movendo a pegada ambiental de uma coluna contábil para a outra.
Two Sides coletou uma variedade de dados que suportam cada um desses pontos – dados que remontam a vários anos. Os consumidores estão começando a descobrir isso.
Aqui está a coisa super legal. Two Sides também está relatando que 107 corporações norte-americanas e 275 empresas em nível mundial concordaram em mudar suas mensagens e remover alegações ambientais enganosas para promover o “Go Paperless! Go Green! . Em vez disso, eles se comprometeram a concentrar suas mensagens na conveniência e praticidade dos serviços eletrônicos, em vez de reivindicações verdes.
Continuem o bom trabalho, pessoal!
Relacionados
Empresas se reunem para eliminar falsas ações greenwashing
Two Sides contra o Greenwashing