RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 26/01/2016
Um estudo realizado pela empresa sueca Södra Skogsägarna mostra que se práticas de gestão florestal eficazes fossem adotadas nas florestas de produção do mundo, seria possível segurar mais 9-17 bilhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera.
Um estudo realizado pela empresa sueca Södra Skogsägarna mostra que se práticas de gestão florestal eficazes fossem adotadas nas florestas de produção do mundo, seria possível segurar mais 9-17 bilhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. Isto corresponde a 30-50 por cento das emissões globais.
“Muitas pessoas não têm conhecimento do papel que a floresta desempenha no contexto das mudanças climáticas. No setor florestal, ficamos aquém quando se trata de explicar a correlação entre os dois. Florestas bem geridas e em crescimento seguram o dióxido de carbono, evitando assim que ele entre na atmosfera”, diz Lena Ek, presidente da Södra Skogsägarna. Södra produz bens de madeira serrada e aplainada, produtos para o interior, papel reciclado e biocombustíveis.
A manutenção de uma forte demanda por produtos florestais irá desempenhar um papel fundamental na redução do consumo de combustíveis fósseis, observa o relatório. “A principal vantagem é o potencial de substituir produtos feitos a partir de matérias-primas fósseis por produtos feitos a partir de madeira. Isto reduz as emissões de materiais finitos, ao mesmo tempo em que fabricamos produtos de madeira renovável que continua a armazenar o dióxido de carbono ao longo de sua vida”.
Leia o artigo na íntegra aqui.
http://www.sodra.com/en/Pressroom/News/Posts/Press-releases/Current-news/Sustainable-forests-can-cut-global-emissions-by-half/