RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 19/09/2017
Campanha Global Two Sides Anti-greenwash: 278 empresas líderes eliminam enganosas reivindicações ‘go green’
Data do Release; Terça Feira, 19 de Setembro de 2017, Londres, 12:00 GMT
Two Sides, a iniciativa global para promover a sustentabilidade da comunicação impressa e do papel, relata uma taxa de sucesso de 61% na remoção de alegações ambientais errôneas e enganosas feitas por algumas das maiores corporações do mundo à medida que procuram substituir as comunicações em papel com alternativas eletrônicas de baixo custo.
A pesquisa de TS em mais de 600 das principais corporações do mundo, incluindo bancos, empresas de serviços públicos, gigantes de telecomunicações e seguros, mostrou que um total de 460 dessas empresas estavam usando declarações ambientais enganosas e não fundamentadas, apesar da legislação específica de publicidade para proteger os consumidores em muitos países. Até o momento, 278 dessas empresas removeram essas declarações como resultado do envolvimento contínuo da Two Sides.
“Estamos muito satisfeitos por ter um efeito tão significativo em algumas das organizações mais importantes e influentes do mundo”, diz Martyn Eustace, presidente da Two Sides do Reino Unido. “Mas não há espaço para a complacência, já que muitas empresas continuam a enganar seus clientes” Internacionalmente, Two Sides mantém uma determinação persistente para enfrentar greenwash, e isso está produzindo resultados positivos em muitos países.
América do Norte
“Phil Riebel, presidente da Two Sides North America, comenta: “Mais de 88 grandes corporações, incluindo muitas das Fortune 100, mudaram ou removeram alegações enganosas sobre impressões e papel para cumprir as diretrizes de marketing ambiental específicas do país. Nossas discussões com Diretores de Marketing, Diretores de Sustentabilidade e outros, foram muito produtivas e estamos satisfeitos com a colaboração das principais organizações da América do Norte. Graças a uma melhor compreensão geral das características sustentáveis únicas dos produtos de papel, slogans como “vá verde – vá sem papel” e as reivindicações “salvar uma árvore” estão gradualmente desaparecendo do mercado”.
Austrália e Nova Zelândia
“Kellie Northwood, Diretora Executiva, Two Sides, Austrália e Nova Zelândia, acrescenta: “É nossa responsabilidade como indústria, mas também como parte de uma educação ambiental mais ampla, combater a desinformação sobre o impacto dos canais de comunicação. Greenwashing é uma das maiores ameaças àqueles que são verdadeiramente sustentáveis e trabalhamos muito para garantir que as empresas que fazem afirmações erradas corrijam suas comunicações. Das empresas que contatamos, 73% alteraram suas mensagens anti-impressão, e o restante, continuamos abordando”.
Brasil
“Este ano, Two Sides Brasil escolheu a luta contra o greenwashing como um a prioridade número um”, diz Fabio Arruda Mortara, Diretor de Two Sides no Brasil. “Alcançar um acordo um acordo com órgãos públicos, para a retirada dos conteúdos não confiáveis do seu manual de impressão, foi provavelmente a nossa melhor conquista em 2017. O Brasil acaba de se tornar o segundo maior produtor de celulose do mundo, o que torna o desafio de esclarecer nossa posição ainda mais importante. Todos no mundo têm o direito de saber que a impressão e o papel não são hostis ao meio ambiente e acrescentam imenso valor à nossa civilização “.
África do Sul
“Deon Joubert, Diretor Executivo, Two Sides South Africa, acrescenta: “Continuamos a abordar empresas e instituições governamentais em relação a mensagens ambientais para seus clientes e cidadãos. Permanece a preocupação de que a crença que liga o uso do papel à destruição de florestas continua predominante. Não só as árvores são plantadas, assim como qualquer cultura, como também essas plantações oferecem benefícios ambientais comerciais e surpreendentemente bons para o nosso mundo. Além disso, em um recente projeto de pesquisa Toluna realizado na África do Sul, 92% dos consumidores querem escolher como eles recebem comunicação de corporações e governo “.
Colômbia
“Durante o primeiro ano da campanha, colaboramos com o Governo para remover qualquer menção de” zero papel “do seu Plano de Desenvolvimento Nacional para os próximos quatro anos”, diz Isabel Riveros, Diretora Executiva, Two Sides na Colômbia. “No entanto, o desafio continua. Devemos entrar em contato com todas as empresas que usam greenwash e fazer com que entendam que o processo de produção de papel pode ser sustentável “.
França
“Nossa pesquisa mostra claramente que a percepção do consumidor sobre a sustentabilidade da impressão e do papel é influenciada negativamente pelo marketing da digitalização”, diz Hadrien Cottin, Two Sides France. “Continuaremos envolvendo as organizações com os fatos sobre como as comunicações baseadas em papel são uma escolha sustentável”.
Reino Unido
“Jonathan Tame, Gerente de Two Sides UK, acrescenta: “Temos uma campanha ativa para pesquisar e remover greenwash no Reino Unido, com uma resposta muito encorajadora. 83% de todas as empresas que temos contatado, concordaram em remover mensagens enganosas e, em muitos casos, ajudamos as organizações a alterarem suas diretrizes de comunicação de marketing “.
Martyn Eustace conclui: “Os consumidores não devem ser enganados e encorajados a ir” sem papel “através do uso de marketing” verde “enganoso. Os benefícios ambientais e sociais do papel são ignorados por essas mensagens falsas e prejudiciais. Com base em nossas pesquisas, a maioria dos consumidores reconhece que o papel é um produto renovável e reciclável e que, se produzido e usado de forma responsável, pode ser uma maneira sustentável de se comunicar – ao mesmo tempo que proporciona benefícios reais de tangibilidade, autenticidade e autoridade que podem faltar nas comunicações eletrônicas. As florestas são um recurso precioso e crescente, e as indústrias de base florestal e de papel são alguns dos seus mais importantes guardiões”.
Nota para editorres
Sobre Two Sides
Two Sides é uma iniciativa global de empresas da indústria de comunicação impressa, incluindo a silvicultura, celulose, papel, tintas e produtos químicos, pré-impressão, gráfica, acabamento, editoras, publicação de revistas, livros e jornais, envelopes e operadores de correios. Nosso objetivo comum é promover a sustentabilidade do setor de comunicações gráficas e dissipar os equívocos ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verificáveis sobre por que a impressão em papel é um meio de comunicação atraente, prático e sustentável. www.twosides.org.br
Contatos Two Sides:
Europa: mje@twosides.info
América do Norte: pnr@twosides.info
Africa do Sul: dj@za.twosides.info
Australia: kellie@twosides.org.au
Brasil: fam@twosides.org.br
Colombia: icr@co.twosides.info
COMPARTILHAR CONTEÚDO