RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 21/12/2020
E o Natal chegou! Depois de um dos anos mais difíceis das nossas vidas, um ano em que a solidariedade e o compromisso com o outro foram colocados à prova, das muitas lições que o Cristianismo nos ensina, talvez amar o próximo seja a mais importante. Agir pelo bem de todos é a essência da vida em sociedade e ultrapassa os limites das crenças religiosas e ideológicas.
A Árvore de Natal é o símbolo maior dessa festa cristã. Sua origem é incerta, mas há indícios de que há cerca de 5.000 anos, antigas civilizações já consideravam as árvores como símbolos do divino. Produtos da terra, onde fincam firmemente suas raízes, as árvores progridem em direção ao céu e à luz. No seu crescimento e no seu viver harmonioso, geram frutos, abrigo, ar puro e matérias primas, em benefício dos outros seres vivos.
Vencida a pandemia, as preocupações de todas as pessoas de boa vontade voltam-se às mudanças climáticas e ao aquecimento global. Salvar o mundo da catástrofe dependerá dos esforços de todos os habitantes do planeta e de seu compromisso em cuidar do nosso lar comum. Plantar e conservar árvores tornam-se gestos da maior importância, quando pensamos o quanto nossas vidas dependem da cobertura florestal. Este pode ser um bom tema para nossas meditações natalinas.
A principal matéria prima da mídia impressa vem de árvores que são cultivadas continuamente. Dessa forma, ao produzirmos e usarmos artigos de papel, cartão e papelão, contribuímos para o sequestro de carbono da atmosfera e, portanto, para o combate às mudanças climáticas. Os benefícios dessas árvores permanecem nos produtos que fabricamos a partir delas. Depois de utilizados, os impressos em papel são muito reciclados e mesmo quando não o são, voltam à natureza, realimentando-a.
Que as nossas árvores façam o Natal mais feliz. Que seus benefícios se multipliquem nos muitos produtos que nutrem nossos espíritos e preservam as coisas de que precisamos para viver.
Feliz Natal!
Relacionados
Dicas para um Natal mais sustentável