RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 29/02/2016
O projeto irá conectar as gerações através da escrita de cartas.
Comunicado de imprensa da Domtar, 8 de fevereiro de 2016
MONTREAL, 8 de fevereiro de 2016 – À medida que mais pesquisadores e médicos recomendam os benefícios da escrita para crianças e idosos, Domtar Corporation apresentou um novo programa chamado PaperPal.
O esforço conectará as gerações através da escrita de cartas. Ele irá ajudar os jovens a desenvolverem habilidades motoras, estimular os idosos a praticar um exercício cognitivo útil e dar a ambos os grupos uma maneira de desenvolver conexões agradáveis e enriquecedoras.
Domtar testou o programa em 2015 com uma comunidade escolar e de aposentados em Van Nuys, Califórnia. A ideia, registrada em um vídeo curto, foi tão bem sucedida que os grupos queriam continuar a escrever cartas, mesmo após o programa inicial de dois meses terminar oficialmente.
"A pesquisa sobre os benefícios da escrita mostra por que este programa pode ser útil", disse Paige Goff, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Comunicação Empresarial da Domtar. "Mas além dos benefícios educacionais e cognitivos, Domtar está animada sobre como irá estimular sorrisos e abraços para as crianças e idosos. Você vê isso no vídeo, e mal podemos esperar que isso aconteça nos novos lugares onde PaperPal estreará. "
PaperPal irá se expandir para lugares de Wisconsin, perto de uma fábrica da Domtar: Rothschild Elementary School, comunidade de aposentados Birchwood Highlands e a instalação de idosos Stoney River. O programa também está disponível para outras instalações. Para saber mais sobre PaperPal ou para receber um kit inicial, visite www.paperbecause.com/handwriting.
Para entender mais sobre os benefícios da escrita para diferentes gerações, considere as opiniões de pesquisa e de especialistas citados neste artigo do Wall Street Journal:
Especialistas da Indiana University realizou investigações cerebrais em crianças pré-letradas para determinar se imprimir cartas, traçar ou digitá-las é o método mais eficaz no processo de aprendizagem. As crianças tentaram cada método, e depois receberam um exame de ressonância magnética funcional em um dispositivo projetado para se parecer com uma nave espacial. Os resultados? Se as crianças escreveram à mão, os especialistas viram a atividade neural em três áreas do cérebro que foram muito mais reforçadas. Estas áreas são ativadas em adultos quando eles leem e escrevem.
Um estudo no Journal of Cognitive Neuroscience mostra como a escrita pode ajudar os adultos a aprenderem novos símbolos – tudo, desde notas de música até o mandarim. Os pesquisadores descobriram que se os adultos escreveram os símbolos, houve um reconhecimento de maior duração.
Boa caligrafia pode desempenhar uma função no desempenho dentro da sala de aula. Ela pode levar uma pontuação genérica de teste em sala de aula do 50 percentil até o 84 percentil, enquanto que uma caligrafia ruim poderia levá-lo até o 16 percentil, disse um professor de educação na Vanderbilt University.
A escrita pode ser um exercício cognitivo útil para os "baby boomers" tentando manter suas mentes afiadas à medida que envelhecem, de acordo com um neurocientista da Duke Univesity.
Crianças nos graus dois, quatro e seis escreveram mais palavras, de forma mais rápida, e expressaram mais ideias ao escrever ensaios em vez de usar um teclado, de acordo com um estudo realizado por um professor de psicologia educacional da Washington University.
"A escrita permanece valiosa para todas as idades, e é especialmente útil quando conecta idosos e estudantes", disse Goff. "Estamos animados que mais escolas e centros de idosos estão se juntando ao PaperPal, porque sabemos que os resultados serão muito positivos."
Sobre a Domtar
Domtar é um provedor líder de uma grande variedade de produtos à base de fibras, incluindo comunicação, especialidade e papéis para embalagem, celulose de mercado e produtos de higiene absorventes. Com aproximadamente 9.850 funcionários atendendo em mais de 50 países ao redor do mundo, Domtar é impulsionado por um compromisso de transformar a fibra de madeira sustentável em produtos úteis que as pessoas dependem diariamente. As vendas anuais da Domtar são de aproximadamente US$ 5,3 milhões e suas ações ordinárias são negociadas nas Bolsas de Nova York e de Toronto. O escritório principal da Domtar está em Fort Mill, Carolina do Sul. Para saber mais, visite www.domtar.com.