Realizado no Panela House, em São Paulo (SP), no dia 18 de novembro, evento promoveu muita interação e grande troca de conhecimento
Nomes de peso, temas pertinentes e público ávido por informações. Esses ingredientes deixaram o Panela House – Espaço de Inovação da Nestlé, em São Paulo (SP), borbulhando durante o “Masterclass Economia Circular de Embalagens”, evento realizado pelo portal Conecta Verde no último dia 18 de novembro.
O evento, o primeiro presencial do Conecta Verde, teve como objetivo integrar diferentes elos e profissionais da cadeia produtiva de embalagens para discutir e compartilhar alternativas visando tornar a economia do setor mais circular. E essa foi uma missão realizada com sucesso devido aos inúmeros feedbacks positivos.
“Foi um dos melhores eventos sobre o tema nos últimos tempos no Brasil, e olha que eu participo de muitos eventos no setor”, ressalta Lincoln Seragini, um dos mais importantes especialistas em embalagens do país e CEO da Casa Seragini.
Para Gabriela Gugelmin, diretora de gente e gestão da Earth Renewable Technologies (ERT), uma das empresas patrocinadoras do evento, ficou evidente a qualidade da programação e a busca do setor por inovação. “Ficamos felizes em participar de um evento com tanta gente boa e com um conteúdo tão rico. Houve uma troca muito boa entre as empresas. Ficamos felizes em ver um alto interesse das empresas em inovar no mercado de embalagens em busca da sustentabilidade”, explicou.
A contribuição desta iniciativa do Conecta Verde para o mercado também foi exaltada por Indaiá Pasotti Sanches, especialista de produtos da Ibema, empresa que também esteve entre as marcas patrocinadoras. “O evento foi fantástico. Tivemos muitos insights e muitas informações que são importantes para o sucesso da circularidade das embalagens e dos processos”, disse.
Após as boas-vindas do time da Nestlé, representado por Cristiani Vieira, gerente de sustentabilidade, e Denis Chamas, gerente sênior de inovação e novos negócios, a programação principal do encontro teve início.
A Economia Circular baseada em dados e métricas foi o tema abordado com maestria por Marcos Iorio, mentor e curador de inovação ESG e Economia Circular.
Na sequência, Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, além de explicar a atuação da startup, falou sobre Logística Reversa.
O Design Circular foi o tema explorado por Ligia Dembinski, gerente de design e líder de ESG na CBA B+G.
Por sua vez, a Educação Ambiental norteou a apresentação de Beatriz Pacheco, diretora geral do Instituto Akatu .
A programação do “Masterclass Economia Circular de Embalagens” ainda reservou espaço para importantes apresentações dos patrocinadores. A Earth Renewable Technologies (ERT) destacou o tema “ERT: a greentech que está investindo hoje para um futuro mais sustentável”, com Gabriela Gugelmin, enquanto que a SIG trouxe à tona o tema “A plataforma de circularidade ética da SIG Brasil”, com Isabela De Marchi, sua gerente de sustentabilidade.
“Honrada, grata e feliz pelo Conecta Verde ter realizado um evento de altíssimo nível, fomentando a troca de informações e a discussão sobre a sustentabilidade no mercado de embalagens. É para isso que estamos aqui! E a quantidade de feedbacks positivos que recebemos nesse evento só reforça o potencial desse canal de conexões tão importantes”, avalia Elen Nunes, fundadora, editora e RP do Conecta Verde.
A iniciativa que recebeu apoio de entidades como Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (ABICOM), Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), Instituto Akatu e Two Sides, pretende ser ampliada para outras edições em breve.
Mais informações: