RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 11/01/2019
Enviar saudações, felicitações ou lembretes, fazer uma lista ou manter uma agenda, marcar e desmarcar compromissos, sim, tudo isso pode ser feito num smartphone. Mas muitas pessoas ainda estão procurando caneta e papel para se conectar e manter viva a escrita.
Jon Chan, da Wonder Pens, uma papelaria na Clinton Street, em Little Italia, diz que a caneta e o papel têm tudo a ver com conectar pessoas. “Os e-mails se perdem, você os deixará em sua caixa de entrada, mas as cartas serão guardadas numa caixa. E você se referirá a elas e elas serão memórias realmente especiais”, diz Chan.
As pessoas adoram receber a palavra escrita
Um exemplo disso são algumas mães do Ceará, elas escrevem cartas ainda quando estão na maternidade e deixam suas memórias e sensações do parto para as próximas pacientes.
Em tempos de redes sociais e textos digitados, a tradição de escrever cartas está sendo estimulada entre mulheres que deram à luz recentemente. Voltado principalmente para mamães de primeira viagem, o projeto “Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe” reforça as marcas do acolhimento e da humanização no Centro de Parto Normal e na Obstetrícia do Centro de Apoio a Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do Hospital Regional Norte.
A iniciativa, que teve início neste mês de janeiro, integra o movimento de humanização “Cuido com Amor” e tem como objetivo estimular a equipe multiprofissional a um cuidado diferenciado para as mães em primeira gestação, que em geral chegam com mais dúvidas sobre os procedimentos. Além disso, as mulheres serão convidadas a escrever cartas relatando suas experiências para as próximas mães a ocuparem os leitos.
“O objetivo é que todos os funcionários tenham uma abordagem mais atenciosa com as dúvidas dessa mãe. Já as cartinhas são para que as mães possam dividir a experiência com a próxima futura mamãe”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do HRN, a nutricionista Samara de Andrade.
Governo do Estado do Ceará
04 de jan. 2019
Teresa Fernandes – Assessoria de Comunicação do HRN
Foto do site oficial