RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 24/06/2015
Versão impressa da Wikipédia tem mais de 7 mil volumes!
Salvador de alunos, terror dos professores. A verdade é que o Wikipédia está presente na vida de qualquer frequentador da internet. O site colaborativo que reúne milhares de descrições para as mais diferentes coisas ganhou uma coleção impressa.
O responsável por tornar a Wikipédia em Enciclopédia é o artista e programador Michael Mandiberg, o projeto é na verdade uma exposição chamada "De Aaaaa! a ZZZap!", fazendo referência ao primeiro e último verbetes do site. Os livros estarão expostos na Denny Gallery, em Nova York, nos EUA, até o dia 2 de julho.
A façanha foi realizada através de um software sob medida para destrinchar os dados publicados no site e organizá-los em ordem alfabética para depois separá-lo em diversos volumes. Além de podem explorar alguns volumes impressos, o visitante também irá acompanhar, em tempo real, a transmissão e organização dos arquivos online.
Quem quiser ter esse material para consulta-lo quando a internet cair terá que desembolsar um valor de US$ 500 mil para receber a coleção completa ou US$ 80 para levar apenas um volume da coleção.
O principal objetivo do trabalho é mensurar de forma palpável a imensa quantidade de informações que o site hospeda. "É um trabalho poético que chama atenção para o tamanho absurdo do conteúdo da Wikipédia e a impossibilidade de reproduzir a enciclopédia como um objeto material e imutável: assim que um volume é impresso, já está desatualizado", explica o artista.
Os números reforçam a afirmação de Mandiberg: para reunir todas as informações do Wikipédia em uma coleção são necessários 7.471 volumes, cada um em torno de 700 páginas. Haja espaço na estante.
Redação Adnews