RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 20/06/2018
Internacionalmente Two Sides pesquisou cerca de 764 empresas de energia, água, telecom, seguros, bancos e outros, sendo que 526 foram diretamente identificados e 309 mudaram suas mensagens.
“Greenwashing é a prática de fazer uma alegação infundada ou enganosa sobre os benefícios ambientais de um produto, serviço, tecnologia ou prática da empresa.”
Imprecisões comuns sobre impressão e papel ainda são um grande problema para a indústria. Esses equívocos são reforçados por organizações financeiras, empresas de serviços públicos e muitos outros provedores de serviços, à medida que incentivam cada vez mais seus clientes a mudar para contas e extratos eletrônicos. Mas, em vez de se concentrar nas potenciais economias de custo do digital, muitas vezes o incentivo à mudança é baseado em alegações ambientais infundadas, como “economizar papel salva árvores”
Essas mensagens são infundadas, enganosas e podem ter um efeito duradouro na percepção do consumidor sobre o papel.
Os meios utilizados são os mais diversos, entre eles estão: cartas de aviso sobre cancelamento da fatura impressa, assinatura de e-mail com afirmações enganosas, vídeos com mensagens falsas, ações de impacto ambiental promovidas por escolas, ações de marketing digital, entre outros.
Os casos de greenwashings rastreados no Brasil até o momento são divididos da seguinte maneira:
Fique atento aos casos de Greenwashing e nos informe imediatamente se encontrar algum! Envie e-mail para twosides@twosides.org.br
Relacionados
Two Sides visa grandes corporações, em sua campanha global anti-greenwashing
Êxito mundial: 441 empresas removem greenwash