RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 29/04/2016
Membros continuam firmes na luta pela valorização da comunicação impressa
Dentro de sua prática de fortalecimento da Two Sides Brasil com entidades do setor, a Associação Nacional dos Distribuidores de Papel (Andipa), Associação dos Agentes Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf), Associação Brasileira de Rotativas Offset (Abro) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Papel, Papelão, Artigos de Escritório e de Papelaria do Estado de São Paulo (Sinapel) renovaram recentemente as parcerias com a Two Sides Brasil, tendo em vista os benefícios que a organização tem proporcionado.
Segundo o presidente do Conselho Diretor da Andipa, Vitor Paulo de Andrade, “o segmento de distribuição é membro da Two Sides Brasil por promover a valorização do papel e a comunicação impressa, oferecendo aos agentes da cadeia de negócios argumentos sólidos para rebater informações equivocadas e iniciativas que depreciem o uso do papel”.
Na opinião do presidente do Sinapel, Vicente Amato Sobrinho, é legítimo que uma empresa ou instituição busque alternativas para redução de custos, como os de impressão e postagem. “No entanto, fazer isso mascarado de ‘bom-mocismo’ e à custa de crucificar a cadeia do papel, disseminando informações incorretas, é um desserviço à população e desrespeito ao segmento que é verdadeiro exemplo de sustentabilidade”. Por isso, a seu ver, o trabalho da Two Sides Brasil é indispensável.
Para o presidente da Afeigraf, Eduardo Sousa, a Two Sides Brasil é um projeto fundamental para a indústria de impressão por propagar dados relevantes que são baseados em pesquisas e estudos. “Com isso, a renovação do acordo foi algo natural, pois esperamos que o projeto siga com esse forte trabalho de divulgar as reais informações sobre nosso mercado”.
Já para Mauro Melli, presidente da Associação Brasileira de Rotativas Offset, a importância da Two Sides se reforça por explicar a importância do papel como meio de comunicação e que ele não é um vilão nesses tempos digitais. “A organização ajuda a esclarecer e conscientizar as pessoas no entendimento da mídia impressa. A Two Sides não foi criada apenas para ajudar o Brasil, mas todo o mundo”, analisa ele.
Segundo Melli, o processo de construção cultural e de entendimento do papel é lento, porque durante muitos anos foi atribuída à mídia impressa uma visão equivocada e errônea de sua sustentabilidade. “Portanto, é preciso tempo e ferramentas para construir uma imagem correta entre as diversas mídias”.