RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 15/01/2019
Em novembro de 2018, um catálogo de brinquedos foi enviado para milhões de americanos. Na corrida para o Natal os brinquedos estão entre os presentes mais populares, não há nada de anormal nisso. O que era incomum era a marca de varejo por trás da publicação.
Intitulado ‘A Holiday of Play’, o catálogo de 68 páginas foi planejado, criado e enviado pela Amazon – o varejista on-line mais valioso do mundo. Para uma empresa que construiu sua vasta fortuna na arena digital, produzir uma publicação impressa é uma das maiores surpresas do ano em marketing. A Amazon prospera online, usando uma variedade de plataformas digitais, uso sofisticado de dados e uma falta de lojas físicas para manter seus preços baixos e seus lucros altos.
Mas ao produzir o catálogo, a Amazon não apenas demonstrou que a impressão é uma ferramenta de marketing valiosa, mas também mostra como uma publicação impressa pode se encaixar perfeitamente em uma campanha de marketing multiplataforma de sucesso.
Se você é um dos sortudos que têm uma cópia de ‘A Holiday of Play’, você notará imediatamente vários recursos exclusivos. (Caso contrário, você pode baixar uma versão em PDF aqui .) Em primeiro lugar, não há preços no catálogo. Os leitores são convidados a escanear as imagens nas páginas usando o smartphone e são direcionados para a página correspondente na Amazon.com. Os brinquedos em destaque também vêm com QR Codes (ou ‘Códigos Smil’) que podem ser digitalizados no aplicativo da Amazon.
“52% das pessoas compraram mais do que planejavam ao fazer compras com um catálogo impresso”
Em outro lugar, há uma lista de desejos de Natal, onde as crianças podem escrever os brinquedos que querem ver em suas meias no dia de Natal, bem como uma página de adesivos para realmente envolver seu público-alvo. O que a publicação pretende fazer é despertar o interesse de seus leitores, ganhando sua atenção quando estão em sua própria casa e relaxados. Demorou um pouco, mas a Amazon percebeu o que muitas outras marcas de varejo já sabem há anos: a impressão atrai o leitor e ganha toda a atenção, aumentando a fidelidade do cliente e, mais importante, as vendas.
Além de ser um lembrete permanente de uma marca em casa, os catálogos são uma maneira comprovada de impulsionar as vendas. Na verdade, de acordo com um relatório da Royal Mail MarketReach, 52% das pessoas compraram mais do que planejavam ao comprar com um catálogo impresso. Eles também são uma maneira conveniente de mostrar aos clientes uma variedade de produtos, além de fornecer detalhes importantes sobre eles. No mesmo relatório, 63% das pessoas dizem que é mais fácil navegar pelos produtos em um catálogo do que na loja ou on-line.
Com as arenas de mídia social e on-line cada vez mais confusas, os catálogos estão surgindo como uma aposta sólida para empresas interessadas em alcançar seus clientes em um ambiente livre de distrações. E a Amazon não é a única gigante online que entende seu poder de vendas – o site de leilões global eBay também distribuiu milhões de cópias de seu catálogo impresso ao mesmo tempo, mostrando a grande variedade de brinquedos raros e retrô que tem em seu site para milhões de clientes.
O fato de empresas de bilhões de dólares, como Amazon e eBay, estarem optando por catálogos físicos para divulgar seus produtos é uma grande novidade no mundo do marketing de impressão. Afinal, empresas tão grandes como essas não tomam decisões importantes de marketing, a menos que haja uma série de benefícios muito grandes. É um sinal claro de que os catálogos funcionam, não apenas como uma ferramenta independente de engajamento e vendas, mas também como um driver comprovado para plataformas digitais.
A época festiva pode ter acabado, mas, para os catálogos, o Natal pode estar ao virar da esquina.
Artigo escrito por Sam Upton – Two Sides UK
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