RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 27/01/2020
Embora as embalagens de papelão sejam, sem dúvida, um dos materiais mais sustentáveis do mundo, quando se trata de dados científicos rígidos sobre sua pegada de carbono real, há muito pouca informação. Taxas de reciclagem, uso de energia renovável, esquemas florestais, programas de replantação, uso de água – os números estão disponíveis para a maioria das partes individuais do processo de produção e reciclagem, mas nunca houve um número real para a quantidade de emissões de carbono gerada durante a fabricação de embalagens de papelão – até agora.
O número final
Em parceria com a Pro Carton, a Associação Europeia de Fabricantes de Cartão e Papelão, o Instituto de Pesquisa da Suécia realizou um extenso projeto de pesquisa que constatou que, para cada tonelada de papelão fabricada pela indústria de embalagens de papelão na Europa, um total de 326 kg de CO2 é emitido.
Esse número leva em consideração todos os aspectos do processo de fabricação, incluindo todas as emissões de combustíveis fósseis, bem como as de fontes renováveis, como plantas e árvores, além de remoções e emissões decorrentes da mudança direta no uso da terra.
“As caixas de papelão são uma das formas de embalagem mais ecológicas e estamos muito satisfeitos que o novo número de pegadas de carbono endossa isso”
“A nova metodologia apresentada neste relatório é abrangente porque reconhece completamente os impactos de carbono das embalagens de cartão, da floresta para as caixas convertidas”, diz Tony Hitchin, gerente geral da Pro Carton. “As caixas de papelão são uma das formas de embalagem mais ecológicas e estamos muito satisfeitos que o novo número de pegadas de carbono endossa isso”.
Números para se orgulhar
Como este novo estudo é mais amplo do que qualquer outro, com metodologia diferente, esse novo número não pode ser comparado diretamente a pesquisas anteriores. Mas uma comparação foi realizada usando a metodologia antiga, que mostrou que, numa base comparável, a indústria havia melhorado sua pegada de carbono em cerca de 9% desde o último relatório de 2015.
Esse impulso para as credenciais ambientais das embalagens de papelão europeias fica ao lado de uma série de outras estatísticas que confirmam a ecologia desse material versátil. Essas estatísticas incluem uma taxa de reciclagem de 85% (Eurostat), 56% da energia primária utilizada é baseada em biomassa, 82% das matérias-primas provenientes de florestas com manejo responsável e 95% da água usada limpa e reutilizada (Confederação da União Européia das Indústrias de Papel). É uma lista impressionante que está cada vez mais longa.
O inovador estudo da Pro Carton / Instituto de Pesquisa da Suécia mostra um valor quantificável de quanto carbono é emitido durante a produção de embalagens de papelão. Agora, assim que todos os outros materiais de embalagem fizerem o mesmo, veremos como as embalagens de papel e papelão são ecologicamente corretas.
Artigo por Sam Upton
Imagem: Stock.adobe.com