RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 21/12/2018
O “60 Minutes” da CBS recentemente fez uma reportagem sobre um ambicioso plano de encurralar e limpar o chamado “Great Pacific Garbage Patch”. Embora esse nome evoque imagens de um aterro flutuante massivo, o adesivo não pode ser sempre ou muitas vezes reconhecido a olho nu. Em vez disso, refere-se a uma área vasta e difusa no nordeste do Pacífico (existem várias dessas áreas ao redor do globo) onde as correntes tendem a acumular concentrações mais altas do que as habituais de detritos flutuantes naturais e artificiais.
Além de serem desagradáveis, tais concentrações levantam preocupações sobre os efeitos de longo prazo na vida marinha.
Felizmente, você não ouve muito sobre o papel nessas histórias. Por quê?
Um grande motivo é que as embalagens de cartão e de papel têm uma taxa de reciclagem e recuperação muito maior do que muitos outros materiais, que, em contraste, acabam nos aterros com mais frequência. Reciclagem de papel e papelão vem crescendo há décadas, e isso não é por acaso. Reflete os esforços maciços de inovação e conscientização do nosso setor e um compromisso de longa data de usar nossos recursos naturais de maneira eficiente, otimizando o conteúdo reciclado e promovendo a recuperação.
E, claro, isso reflete a administração responsável e bons hábitos de reciclagem de centenas de milhões de pessoas como você.
Embora tenhamos orgulho de saber que trabalhamos com um dos materiais mais sustentáveis, recicláveis, reutilizáveis e renováveis do planeta, também percebemos que sempre podemos fazer melhor. Como uma indústria, estamos constantemente inovando maneiras de tornar mais fácil para consumidores e empresas reciclar nossos produtos. Porque a melhor maneira de limpar os Manchas de Lixo é evitá-los, certificando-se de que tudo o que pode ser reciclado não acabe no “escaninho azul”.
É especialmente importante que o papel e as embalagens liderem a reciclagem, porque, contrariamente às notícias pessimistas sobre a nossa indústria, como a morte de Mark Twain, os rumores da nossa morte são muito exagerados. Na verdade, as embalagens de cartão e papel estão entrando em uma nova e empolgante era, impulsionada pela inovadora reinvenção de tecnologias antigas como o origami; evolução contínua e avanços de design criativo em proteção e segurança alimentar ; e uma nova ciência cognitiva instigante sobre o valor da aprendizagem orientada pelo papel .
Em suma, o papel não vai a lugar nenhum. Estamos apenas começando. E já que planejamos ser uma grande parte do futuro, planejamos fazer tudo que pudermos para tornar esse futuro sustentável.
Imagem: Shutterstock
Fonte: Paper and Packaging Board
Por: Mary Anne Hansan
One thought on “Papel: Parte do nosso futuro sustentável”
Comments are closed.