“Não use papel”, “Seja verde” e “Salve as árvores” são mensagens comuns nos dias de hoje, já que muitas empresas e governos incentivam seus clientes e colaboradores a mudarem para transações ou comunicações eletrônicas. Mas esses apelos são baseados em fatos?
Esse tipo de mensagem dá a impressão de que a comunicação eletrônica é mais ecológica do que a comunicação tradicional baseada em papel. Mas não é possível fazer tal afirmação sem considerar o ciclo de vida desses diferentes meios.
Essas afirmações podem ser consideradas greenwashing – que é a propaganda enganosa que usa argumentos ambientais – e precisam ser questionadas toda vez que forem encontradas! É papel de Two Sides esclarecer consumidores e empresas.
Como tem sido demonstrado ao longo deste livreto, o papel é um produto excepcionalmente ecológico. A sua principal matéria-prima, a madeira, é cultivada e colhida de forma cuidadosamente controlada e sustentável.
Os impactos ambientais do mundo digital sempre crescente não podem ser ignorados. A indústria da tecnologia da informação e comunicação (TCI) é responsável por cerca de 2,5 a 3% das emissões globais de gases do efeito estufa e prevê-se que aumente para 14% até 2040.
Belkhir L &Elmeligi A. Journal of Cleaner footprint: Trends to 2040 & recommendations, 2018.
Empresas e indivíduos estão cada vez mais usando os serviços de “nuvem”. Esses mega datacenters armazenam quase tudo o que fazemos; incluindo nossas pesquisas na web, nossas postagens em mídia social e nossas declarações online.
“Se comparada à demanda de eletricidade dos países, num mesmo ano, “a nuvem” seria a 6ª no mundo, com expectativa de crescimento de 63% até 2020.”
Greenpeace, 2014.
Greenwashing
Até o momento, identificamos que mais de 500 das maiores organizações do mundo estavam usando declarações consideradas greenwashing em suas comunicações. Destas, cerca de 70% removeram suas declarações enganosas como resultado direto da nossa intervenção.
É importante mencionar que nem todo greenwashing é feito intencionalmente para enganar o cliente. Muitas vezes, é devido a equívocos genuínos e comuns sobre impressão e papel. É missão de Two Sides esclarecer tanto os consumidores quanto as empresas.
No que diz respeito à comunicação, seja mídia eletrônica ou tradicional, os consumidores devem ser informados sobre os impactos ambientais dessas atividades. Two Sides aconselha as empresas a serem transparentes sobre a pegada de carbono de todos os seus serviços.
Até 2040, a pegada de carbono do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação poderá representar até 14% da pegada mundial total de 2016 e, portanto, exceder a pegada atual do setor agrícola (9%), e quase metade da pegada total atual do setor industrial (29%) nos Estados Unidos.
Journal of Cleaner Production, 2018.
O problema do lixo eletrônico é colossal e está crescendo. Somente em 2016, 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas globalmente, das quais 435 mil toneladas foram telefones celulares, representando mais do que a massa do Empire State Building.
Fundação Ellen MacArthur, 2018.