RESPONSÁVEL: The Two Sides Team 15/08/2017
Todos os dias enviamos e-mails, navegamos na web e armazenamos nossos vídeos, fotos ou música na Nuvem. Muitas vezes temos a impressão de que todo o processo é trivial e quase sem impactos ambientais, mas isso não é o caso. A Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Énergie (ADEME), uma agência do governo francês que promove uma abordagem ambiental do local de trabalho e da vida diária, criou um guia para fornecer uma visão desta questão. O guia, La Face Cachée de Numérique, descreve os impactos ambientais generalizados do crescente número de dispositivos digitais (aumento do consumo de energia, uso de minerais primários, poluição e produção de resíduos) e como reduzi-los. Este blog apareceu pela primeira vez no PIWorld em 27 de julho, escrito por Phil Riebel, presidente da Two Sides North America.
No Guia, estima-se que existem 2 bilhões de smartphones, 1 bilhão de computadores, 5 a 7 bilhões de outros dispositivos conectados e 45 bilhões de servidores em todo o mundo e que 8,4 bilhões de dispositivos conectados serão vendidos no mundo em 2017, 31% a mais que em 2016. A previsão para 2020 é de 50 bilhões de dispositivos conectados. Em uma hora, há 8 a 10 bilhões de e-mails enviados (não incluindo spam) e 180 milhões de pesquisas do Google e a distância média de um dado para outro é de 15.000 km.
A fabricação de um computador requer 240 kg de combustíveis fósseis, 22 kg de produtos químicos, 1,5 t de água e inúmeros minerais preciosos (ouro e platina) ou raras (tantalum, lantânio, neodímio, ítrio), bem como aqueles que são perigosos para o ambiente (chumbo, bromo, arsênico, cloro, mercúrio e cádmio). Um computador de mesa consumirá entre 120 e 250 kWh / ano e um telefone celular de 2 a 7 kWh / ano.
O Guia tem uma grande quantidade de conselhos práticos sobre como reduzir o impacto ambiental de seus hábitos eletrônicos, começando por escolher cuidadosamente o que você compra. Isso inclui a procura de equipamentos que transportem um dos logotipos ambientais como o Energy Star e a compra de um dispositivo que se adapte às suas necessidades e não contenha funções extras que você nunca usará. Manter seu dispositivo mais longo e mantê-lo reparado ao invés de substituí-lo assim que ele quebra, também é melhor para o ambiente. Eles também sugerem reduzir o consumo de energia ao desligar o computador quando terminar ou colocá-lo no modo de suspensão para intervalos curtos.
Quase todas as partes de um dispositivo eletrônico podem ser recicladas e reutilizadas, portanto, assegure-se de descartá-las de maneira apropriada. Não mantenha seus smartphones antigos e não utilizados ou laptops escondidos em seu armário, pois eles contêm uma riqueza de matérias-primas. De acordo com o Guia, há 50 vezes mais ouro em uma tonelada de cartões eletrônicos do que em uma tonelada de mineral! E alguns desses materiais são tóxicos e precisam ser cuidadosamente tratados.
Quando você envia um e-mail, é preciso um caminho complicado e longo que provavelmente envolve mais de um centro de dados ao longo do caminho. Multiplicar o número de destinatários de um email por dez aumenta seu impacto ambiental em quatro. Reduzir o número de destinatários, não responder aos destinatários "todos", a menos que seja necessário, otimizando o tamanho dos anexos usando arquivos compactados e usando chaves USB para transferir arquivos muito grandes são apenas algumas das sugestões que o Guia faz para limitar a energia usada pelo seu email .
E não se esqueça de que, enquanto a nuvem parece que é um espaço virtual com capacidade de armazenamento ilimitada, é realmente uma coleção de redes, servidores e unidades de armazenamento compostas por hardware e cabos reais que consomem uma grande quantidade de energia, 24 horas. É recomendável livrar-se de filmes, imagens, música e qualquer outra coisa que esteja em armazenamento na Nuvem. A limpeza de e-mails e arquivos não utilizados em seu dispositivo local o tornará executado de forma mais eficiente e usará menos energia. Consultar dados em um arquivo que é armazenado externamente requer uma viagem de retorno entre o seu computador e um servidor e o envio de dados através da internet consome o dobro da energia que o armazena localmente por um ano. Pegue a mensagem de casa: armazene o máximo possível de suas informações no seu dispositivo.
Assistir vídeos on-line é destacado porque representam 60% do tráfego na Internet! Quando você assiste a um filme, por exemplo, é melhor baixá-lo do que transmiti-lo ao vivo.
Não trate seus dispositivos digitais como se eles não tivessem impacto ambiental porque eles fazem! Aprender a minimizar o impacto é uma parte necessária do nosso futuro digital.