O digital prejudica nossa saúde?

11/01/2018

O lado escuro da luz azul
 

Há uma pergunta que foi feita desde os princípios da comunicação digital há mais de trinta anos.

Essa questão tem sido o foco de muitos debates, discussões e artigos de pesquisa, bem como argumentos entre bilhões de pais e seus filhos em todo o mundo. A questão é simples: o digital prejudica nossa saúde?

A quantidade de informações digitais que está sendo criada, consumida e compartilhada todos os dias é surpreendente. Em apenas um minuto de um dia médio, o Google recebe mais de 4.000.000 de consultas de pesquisa, os usuários do YouTube carregam 72 horas de novo vídeo, os usuários do Facebook compartilham 2.460.000 itens e os usuários da Apple baixam 48.000 aplicativos. Quando você terminar de ler este artigo, esses números terão aumentado ainda mais. 

Todo esse consumo de conteúdo traz consigo uma série de potenciais problemas de saúde para o usuário. Ansiedade, depressão, dependência, isolamento, narcisismo, todos estão se tornando cada vez mais comuns, particularmente entre os jovens. E, embora a tensão mental seja certamente preocupante, também há problemas físicos ligados ao uso excessivo de computador, como deficiência visual, tensão no pescoço, perda auditiva e insônia. Embora seja sem dúvida um canal que resolva muitos problemas modernos, também cria alguns.

Com o debate em torno do consumo de mídia digital cada vez mais alto, a Two Sides encomendou uma pesquisa global em junho de 2017, que solicitou a mais de 10,700 consumidores em dez países sobre suas atitudes em relação à mídia digital e impressa e o quanto está preocupado com a quantidade de tempo que gasta em dispositivos digitais. O que eles encontraram foi uma clara preocupação com a mídia digital e o desejo de "desligar" e aproveitar mais a impressão.

Quando perguntado se eles estão preocupados com o fato de que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos poderia prejudicar sua saúde, 46% dos consumidores do Reino Unido concordaram, enquanto 47% concordaram que passaram muito tempo em dispositivos digitais. Embora esses resultados sejam intrigantes na medida em que vão contra o pressuposto moderno de que as pessoas preferem o digital, é quando aprofundamos os dados demográficos que as coisas começam a ser realmente interessantes.

Olhando para as diferentes faixas etárias para cada pergunta, você esperaria que o grupo demográfico mais jovem fosse mais à vontade com o digital, relaxado com sua exposição à mídia online. Mas 74% dos jovens de 18 a 24 anos declararam que gastaram muito tempo em dispositivos eletrônicos, em comparação com 48% dos 35-44 anos de idade e 29% dos 55 anos ou mais. Enquanto isso, quando perguntado se eles estavam preocupados que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos poderia ser prejudicial para a sua saúde, 58% dos 18-24 anos de idade e 67% dos 25-34 anos de idade concordaram.

Com resultados como estes, é claro que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a quantidade de conteúdo digital que consomem. As mídias sociais, além de vídeos on-line, novidades, compras e leitura ocupam uma grande quantidade de nossos dias, um montante que está aumentando a cada ano. Os dados mais recentes do Touchpoints do IPA mostram que o adulto médio do Reino Unido passará quase oito horas por dia a consumir meios de comunicação - disso, 2,5 horas são gastos em mídias sociais e mais 2,1 na internet.
Há uma série de razões pelas quais as pessoas devem se preocupar com a quantidade de conteúdo digital que eles consomem. O mais óbvio é que muito tempo de tela durante a noite interrompe padrões de sono. A luz azul emitida pelas telas de tablet, smartphone e leitor eletrônico suprime o nível da melatonina hormônio indutor do sono, dificultando o sono, o que pode levar a problemas de saúde mais sérios como obesidade e diabetes.


A neurocientista Anne-Marie Chang da Universidade de Harvard comparou recentemente os efeitos da leitura em um dispositivo emissor de luz em comparação com um livro impresso e encontrou uma diferença acentuada nos padrões de sono dos dois grupos de pessoas. "Os participantes que leram dispositivos emissores de luz demoraram mais para adormecer, tiveram menos sono REM e tiveram um estado de alerta mais alto antes da hora de dormir que as pessoas que lêem livros impressos", explica. "Nós também descobrimos que, depois de um episódio de sono de oito horas, aqueles que leram o dispositivo emissor de luz dormiam e levaram mais tempo para acordar".

Em um nível mais antropológico, os neurologistas descobriram que muito tempo gasto em linha pode reafirmar o cérebro humano para priorizar a sensação ao longo do pensamento, estimulando o mecanismo de recompensa e a produção de dopamina - basicamente incentivando-nos a comportar-se como jogadores. Esta mentalidade significa que as pessoas viciadas em telas são rígidas para buscar sensações e evitar o tédio de tal forma que, como descobriu um estudo para a revista Science de 2014, muitas pessoas prefeririam dar-se choques elétricos do que ficar sozinhos com seus pensamentos por 15 minutos .

Mas tudo não está perdido. Os efeitos adversos para a saúde de muito conteúdo digital podem ser combatidos pela simples ação de ler uma publicação impressa. Na verdade, parece que os inquiridos na pesquisa de Two Sides já sabem disso, e 69% concordam que é importante "desligar" e desfrutar de livros e revistas impressas, uma figura que não varia significativamente em toda a faixa etária.

Então, a impressão, que é mais gentil aos nossos olhos, cérebro e padrões de sono, pode ser uma cura eficaz para aqueles que sofrem de sobrecarga digital.

Faça download do relatório Brasileiro aqui.

 


Source: Sam Upton 22/12/2017